Se não ocorrer nenhum imprevisto, a pavimentação do trecho da Avenida Farquar e que se prolonga da Av. Migrantes até a estrada do Belmont, fazendo ligação do bairro Nacional à área central de Porto Velho, deve ser concluída antes da chegada do inverno. Foi o que informou o secretário municipal de Obras, Marcelo Fernandes, com o início do asfaltamento da avenida nesta quarta-feira, 04. “Para que o trabalho não seja interrompido precisamos que o tempo nos ajude. Com chuva é muito difícil trabalhar com asfalto, por isso no período do inverno esse trabalho é praticamente paralisado. Nossa esperança é que não chova por esses dias para que possamos concluir a obra e liberá-la para a comunidade antes do inverno”, disse.
Executada com recursos federais no valor de mais de R$ 3 milhões, oriundos de emenda parlamentar e repassados pela Caixa Econômica Federal com a contrapartida do município, a execução da obra será em três etapas. Na primeira, que está sendo concluída agora, serão colocados 300 metros de asfalto no trecho onde já foi realizado o serviço de base e sub-base. No total serão 856 metros de camada asfáltica no trecho da Avenida Migrantes até a estrada do Belmont.
O projeto vai muito além do que a pavimentação, de acordo com o secretário Marcelo Fernandes, a via terá cerca de 20 metros de largura e já consumiu toneladas de aterro para a formação da pista que passa pelo igarapé dos Inocentes. Com os recursos repassados pela Caixa foram construídas duas grandes galerias de bueiros, de concretos e as linhas de manilhas. Com a contrapartida da prefeitura foi feita a preparação da sub-base e da base, além da pavimentação iniciada nesta quarta.
Para o secretário Marcelo Fernandes, uma das principais melhorias que a obra trará depois de concluída, será a organização do fluxo das carretas que deixarão de circular por dentro do bairro Nacional, além de beneficiar os moradores do próprio bairro e dos proprietários das chácaras existentes na região. “Atualmente as carretas entram no bairro pela Lauro Sodré e percorrem toda estrada até as distribuidoras de combustíveis. Com a nova via as carretas chegarão pela BR 319, descerão a Avenida Migrantes até a Farquar e sairão diretamente na região das distribuidoras”, disse.
Com relação aos moradores, eles passarão a ter um acesso direto ao centro da cidade e a valorização dos seus imóveis. Atualmente para chegar ao centro, eles têm que percorrer a estrada do Belmont até a Costa e Silva e depois descer via Migrantes ou Calama. Depois da obra concluída essa ligação passará a ser direto pela Farquar.