Os profissionais da Educação Básica da rede pública deverão receber um décimo quarto salário como bonificação anual. O projeto (PLS 319/08), do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pode ser aprovado hoje (03) pelo Senado Federal. Durante campanha, o governador eleito em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), já encarava a proposta como uma justa valorização aos professores.
Confúcio chegou a afirmar que irá implantar o sistema junto a um plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) dentro dos melhores padrões de remuneração e condições de trabalho.
De acordo com a matéria no Congresso, o benefício só será concedido aos funcionários de escolas que conseguirem elevar em até 50% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ou algum outro indicador semelhante. O novo governador de Rondônia prometeu investir na estruturação das escolas e construir novas unidades onde for necessário, melhorando as condições de trabalho e convívio, além de ampliar a oferta de vagas em todos os níveis.
O projeto que cria o 14º salário para os professores de todo o país será votado na forma do substitutivo, apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). A parlamentar mudou a proposta original, dando a ela um caráter autorizativo e não mais obrigatório.