Restauração do complexo da EFMM está quase concluída, aponta secretário - Fotos

Restauração do complexo da EFMM está quase concluída, aponta secretário

Restauração do complexo da EFMM está quase concluída, aponta secretário - Fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho está prestes a concluir a primeira fase das obras de restauração do complexo da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de desenvolvimento socioeconômico e turismo, José Carlos Gadelha, responsável pelo projeto.
 
Gadelha salienta que já foram investidos R$ 12 milhões na obra, recursos oriundos do Ministério do Turismo, do próprio município e das compensações pela construção das hidrelétricas de Santo Antônio. “Já restauramos os dois galpões, o anfiteatro, o pátio, o calçadão que sai da Rua Dom Pedro II até a Rua 13 de Maio, e também construímos cinco quiosques para os ambulantes que trabalhavam em barracas às margens do rio Madeira”, afirmou,
 
Ainda está em obra, a estação ferroviária, o plano inclinado (agora denominado de conforto público), onde serão instalados dois banheiros masculinos e dois femininos e o Dec, uma espécie de mirante. Gadelha garante que a estação e o plano inclinado ficam prontos agora em outubro. “O Dec começou a ser construído em setembro e levará alguns dias para terminar”, acrescentou.
 
Segunda fase
 
 
O secretário também anunciou que até o próximo mês de novembro será assinada a Ordem de Serviço para a segunda fase dos trabalhos. Essa etapa vai contemplar a reforma do galpão situado em frente à Vila Ferroviária, três locomotivas e a rotunda (girador de locomotivas). O projeto ainda prevê a construção do museu da EFMM, a compra de três carros de passageiros, construção de oficinas e restauração do pátio.
 
Ainda nessa segunda fase, será restaurada a igreja de Santo Antônio, na comunidade do mesmo nome, e no pátio da igreja será construída uma estação ferroviária. “Queremos retomar os passeios de trem até a comunidade de Santo Antônio, uma forma de incentivar o turismo na capital”, afirma José Gadelha. A previsão do investimento é de mais R$ 20 milhões.
 
Museu de território
 
José Gadelha afirma que o projeto da prefeitura é criar o Museu de Território Amazônia Madeira Mamoré, que vai englobar o complexo ferroviário da capital e toda estrutura a ser criada no entorno da igreja de Santo Antônio, além do sítio arqueológico daquela comunidade. “Nesse sítio arqueológico foi onde começou a cidade de Porto Velho. Ele vai contar a nossa história e como ocorreu a ocupação da Amazônia. Será o 1º museu de território da região Norte”, destacou.
 
Museu de Território, segundo Gadelha, é um conceito novo, criado para valorizar a história de forma mais abrangente, não é apenas um local  cheio de objetos antigos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS