O candidato falou de segurança, educação, saúde e demais propostas para melhorar a qualidade de vida da população
Soluções para a migração populacional, saneamento básico, segurança pública, saúde e educação foram os temas centrais de encontro com a comunidade promovido pela Comissão Justiça e Paz da Zona Leste de Porto Velho “Margarida Alves”, na noite de segunda-feira (27). O candidato a vice-governador Miguel de Souza (PR), representou o candidato a governador da chapa Expedito Júnior (PSDB), e falou das principais propostas dos candidatos com foco especial para os reflexos à população da zona leste. A zona leste é a região mais populosa da capital e concentra mais de 20 bairros, além de juntar-se com a região chacareira.
Logo na questão da segurança, o candidato da coligação “Unidos para Avançar”, ressaltou que a melhor proposta para a comunidade é o fortalecimento da Polícia Comunitária. “Expedito buscou o modelo implantado com sucesso no estado de Ceará e que comprovadamente reduziu drasticamente os índices de violência urbana. Ao colocarmos o policial junto com a comunidade em unidades implantadas em todos os bairros, vamos garantir a segurança que a população da zona leste tanto necessita, além de iniciar um novo processo de aproximação do policial com a comunidade”, destacou Miguel.
A educação e industrialização dentro dos presídios também foi citada como uma das melhores alternativas para realmente dar início ao processo de ressocialização dos detentos. Miguel também falou do projeto piloto de implantar escolas em tempo integral, começando com a zona leste, além do programa “Comunidade na Escola”, que pretende abrir as escolas no final de semana proporcionando opções de lazer, entretenimento e identificação de novos talentos através da prática de esportes. A intensificação das parcerias com o Proerd, que tem o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os riscos de se envolver com as drogas, foi citado pelo candidato.
Como proposta que engloba melhores dias para a população de todo o estado, principalmente das regiões mais populosas, Miguel de Souza destacou o compromisso de agroindustrializar o estado em função de sua posição estratégica, com a saída para o Pacífico e o Caribe. Falou do empenho do governo dele e de Expedito Júnior em incentivar a construção das eclusas do Madeira que aliado às saídas por estradas vão fortalecer a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), e do porto seco para estimular e facilitar o processo de importação e exportação. “Vamos lutar pelas eclusas do Madeira e as novas hidrelétricas em Guajará-Mirim e ter uma melhor compensação até pela experiência que já tivemos com Jirau e Santo Antônio”.
A saúde na região rebeirinha também foi cobrada pela população, e Miguel de Souza fez questão de ler item do plano de governo em que eles se comprometem a apoiar e fortalecer o Programa de Saúde itinerante a fim de atender a população ribeirinha, indígena e quilombola. Além das já amplamente citadas propostas de Expedito de regionalizar a saúde para desafogar o atendimento do Hospital de Base e João Paulo II e da implantação do Fale Saúde 24 horas.
Para resolver os problemas que engessam a máquina pública, Miguel de Souza defendeu a informatização na gestão pública, tornando o governo transparente reduzindo as possibilidades de prática de corrupção no setor público, além de qualificação dos serviços ofertado a população. “Queremos planejar o estado e realmente fazer com que ele se desenvolva de forma sustentável”, finalizou Miguel de Souza em suas considerações finais.