FICHA SUJA - Entenda porque candidatos barrados no TRE continuam fazendo campanha

Entenda porque candidatos barrados no TRE continuam fazendo campanha

FICHA SUJA - Entenda porque candidatos barrados no TRE continuam fazendo campanha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muitos eleitores se questionam o motivo pelo qual candidatos barrados pelo Tribunal Eleitoral Rondoniense podem continuar fazendo campanha.
 
Façamos, em primeiro lugar, uma leitura do o art. 11 da Resolução TSE n. 23.221.
 
Art. 11. Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e desde que não incida em qualquer das causas de inelegibilidade.
 
O Tribunal Eleitoral não pode negar a pretensão à candidatura, por força do comando acima, porém pode negar o registro de candidatura, no caso de verificar a incidência de alguma irregularidade, e assim o fez.
 
Os candidatos cujos registros de candidatura foram negados no TRE, que hoje vemos fazendo campanha pelas ruas, na propaganda eleitoral gratuita, participando de debates, e em outros meios, continuam a campanha por sua conta e risco.
 
O fato é que esses candidatos estão com seus recursos aguardando julgamento em Brasília, e enquanto isso podem continuar concorrendo Sub Judice, até que sua causa seja reapreciada. Após a análise de seus recursos, esses candidatos estarão sujeitos a duas situações distintas.
 
1º- Entendendo o Tribunal Superior que o candidato tem direito a concorrer, reformará a decisão do TRE de Rondônia e concederá o registro de tal candidato. Neste caso o candidato nada sofrerá e sua campanha seguirá normalmente.
 
2º - Entendendo o Tribunal Superior que o candidato não está apto a concorrer, manterá a decisão do TRE de Rondônia, e transitando em julgado o processo (fim do processo) negará o registro do candidato. Caso a decisão seja tomada após as eleições o diploma do candidato será declarado nulo, e todos os votos recebidos na urna anulados.
 
 Veja o que diz o artigo 63 da Resolução TSE n.23.221:
 
 Art. 63. Transitada em julgado a decisão que declarar a inelegibilidade, será negado o registro do candidato, ou cancelado, se já tiver sido feito, ou declarado nulo o diploma, se já expedido.
 
Algumas pessoas, desiludidas com a política, afirmam que esses recursos nunca serão julgados, ou serão julgados depois que os candidatos já estiverem eleitos e no final dos seus mandatos, ou coisas semelhantes. Para esses, necessário se faz a leitura do art. 65 da Resolução TSE 23.221.
 
Art. 65. Os processos de registro de candidaturas terão prioridade sobre quaisquer outros, devendo a Justiça Eleitoral adotar as providências necessárias para o cumprimento dos prazos previstos nesta resolução, inclusive com a realização de sessões extraordinárias e a convocação dos Juízes Suplentes pelos Tribunais.
 
 Não é demais lembrar que o Tribunal Eleitoral de Rondônia julgou, em menos de um mês, mais de 500 processos de registro de candidatura, fato esse que demonstra a disposição da Justiça Eleitoral em “fazer valer a Lei”.
 
Que fique bem claro que os candidatos barrados pelo Tribunal Eleitoral Rondoniense que recorreram da decisão continuam a fazer campanha eleitoral por sua conta e risco.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS