Sintomas, diagnóstico e tratamento discutidos em Encontro sobre Epilepsia

Sintomas, diagnóstico e tratamento discutidos em Encontro sobre Epilepsia

Sintomas, diagnóstico e tratamento discutidos em Encontro sobre Epilepsia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A detecção de sintomas, a importância do diagnóstico correto e os tipos de tratamento para a epilepsia foram destacados pelo Doutor em Neurociência Li Li Min, durante o I encontro de conscientização sobre a doença em Rondônia, realizado no último dia 11, pelo Ministério Público de Rondônia e Associação das Pessoas com Epilepsia em Rondônia (Apeeron). O evento teve como plateia profissionais e estudantes da área médica, além de pacientes e familiares e resultou na elaboração de uma carta que versa sobre reivindicações dessa fatia da população ao poder público.
 
Em palestra sobre a doença, o neurologista apresentou formas de manifestação pouco conhecidas da epilepsia, indicando sintomas da doença em crianças, alertando para a importância do encaminhamento a profissionais, diante de ocorrência, em bebês, de reações que se assemelham a sustos.
 
O especialista abordou, ainda, as formas de tratamento da epilepsia, ressaltando que o diagnóstico da doença é feito de forma clínica, sendo complementado com exames. “A certeza que temos é de que a epilepsia pode ser tratada e o tratamento pode não ser para a vida toda, dependendo do tipo da doença”, disse o palestrante, que falou de casos em que podem ser feitas cirurgias.
 
O neurocientista, que desenvolve um projeto mundial denominado “Epilepsia Fora das Sombras”, também falou do estigma e preconceito que cercam as pessoas que têm a doença e incentivou os pacientes a prosseguirem em seus tratamentos e investirem em projetos de vida.
O evento, realizado por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), foi transmitido por meio do sistema de videoconferência para as Promotorias de Justiça de Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Cacoal, São Miguel e Espigão. Em Cacoal e em Vilhena houve ampla participação de profissionais de saúde, que enviaram diversas perguntas aos palestrantes.
O encontro teve a participação da médica neurologista Li Hui Ling, que falou sobre os “Grupos de Interação Social”, do presidente da Federação Brasileria de Epilepsia, João Hércules Bezerra Gomes, do Secretário da entidade, Leonardo Modesto de Lima, e da Presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Distrito Federal, Rosa Maria Lucena da Silva que integraram Mesa de Debates.
 
A abertura do I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia em Rondônia foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O ato de abertura também teve a participação dos coordenadores do evento, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonsêca e a Promotora de Justiça Emília Oiye, além do presidente da Apeeron Edmilson Barros.
 
Carta
 
Produzida com o objetivo de sensibilizar autoridades a destinarem atenção e investimentos ao tratamento da epilepsia, a carta elaborada ao final do evento convida Governo Federal, Estado de Rondônia e seus Municípios a se unirem em uma ação visando atingir os objetivos da Federação Brasileira de Epilepsia e da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, executora no Brasil da Campanha Global contra Epilepsia. Uma das metas da campanha consiste em melhorar o conhecimento público da população rondoniense a respeito da epilepsia e consequentemente reduzir o estigma associado à doença. Outro ponto é fortalecer os serviços de saúde no Estado de Rondônia, com ênfase em prevenção, diagnóstico e tratamento, com equipe de saúde multiprofissional treinada, com acesso às drogas antiepilépticas, viabilizando o acesso a programas de cirurgia de epilepsia e outras formas de tratamento.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS