A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Coordenação de Relação Internacionais (CRI), realiza nesta quinta-feira, 9 de setembro,a palestra“Redescobrindo o Forte Príncipe da Beira”, que será ministrada pelo professor espanhol Juan Marchena Fernández, da Universidade Pablo de Olavide (UPO).
Segundo o professor, a palestra abordará a necessidade de se realizar uma revalorização da construção histórica do território amazônico-brasileiro a partir do ícone cultural que é o Forte Príncipe da Beira, localizado na margem direita do rio Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
Ele explica que mostrará como o mundo amazônico, o universo secular, foi progressivamente incorporado ao território brasileiro a partir de pontos fortificados que avançaram sobre o interior do continente americano, especialmente, no século XVIII.
Nesse contexto, personagens como o Marquês de Pombal e Luís de Albuquerque pertencem a esta história com a decisão de construir um forte em uma região tão remota, que, de fato, destaca Marchena, era o princípio do mundo.
O professor Juan finaliza dizendo que mapas, fotografias e novas contribuições cartográficas serão expostas na palestra como homenagem à importância da história amazônica e ao grande privilégio dos rondonienses serem os detentores de um momento histórico cultural tão importante.
Sobre o palestrante – Juan Marchena Fernández é doutor em História da América pela Universidade de Sevilha, especialista em patrimônio histórico latino-americano, professor da área de América na Universidade Pablo de Olavide e diretor do programa de doutorado em História da América Latina na mesma universidade.