Dando continuidade a parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO) através da sua Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), mais um ciclo de palestras para os réus envolvidos em crimes de trânsito.
Este ciclo de ações voltadas à prevenção da violência no trânsito contou com a participação da pedagoga, Telma Ferreira, do DETRAN, que fez uma breve explanação sobre a história da humanidade e a forma como esta é permeada pelo consumo do álcool e do quanto a sociedade precisa de cidadãos com ética e bom senso no trânsito.
“A ética é uma reflexão da moralidade, por isso, precisamos ‘construir’ condutores eticamente para que cumpram as leis de trânsito, não por ter um guarda por perto que possa puni-los, mas por achar que é o certo e a única coisa a fazer”, ressaltou Telma.
Quem também participou foi a psicóloga Lorena Maria Vieira, da Casa Família Roseta, apresentando dados estatísticos do álcool no Brasil e os fatores que contribuem para o alcoolismo na sociedade. “As pessoas acreditam que o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de vício”, afirmou a psicóloga.
De acordo com Elenilton Eler, diretor geral do DETRAN, “para mudar a consciência dos nossos condutores é preciso que eles queiram mudar. Ações como estas contribuem para que eles reflitam sobre tudo o que tem acontecido e adotem uma postura diferente.
Assistiram à palestra aproximadamente 40 réus que infringiram o Art 306 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual dispõe que: Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determina dependência.