Política territorial do Brasil Rural será discutida em Porto Velho

Política territorial do Brasil Rural será discutida em Porto Velho

Política territorial do Brasil Rural será discutida em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acontecerá amanhã (13), em Porto Velho, um grandioso evento no auditório do Instituto Federal de Educação (Ifro), antigo CETENE, localizado à Av. Jorge Teixeira, para apresentação da nova Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, que reunirá Prefeitos e representantes dos Núcleos Diretivos dos Colegiados dos Territórios Vale do Jamari, Central de Rondônia e Rio Machado. A apresentação será coordenada por Humberto de Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF.
 
De acordo com Rui Vieira, Secretário de Governo de Ji-Paraná e Coordenador da Rede Estadual dos Territórios da Cidadania de Rondônia, este evento é de grande importância para que todos os Ministérios despertem para o real valor do programa Territórios da Cidadania e da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, e assim sigam o exemplo do MDA, como é desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
“Nem todos os Ministérios entenderam a grandiosidade da política do programa Territórios da Cidadania, que é detentora de total apoio e admiração do Presidente da República. Em um evento em Salvador, na Bahia, o presidente Lula comentou que este é ‘um projeto fantástico’, porém necessitamos que todos os Ministérios se integrem no desenvolvimento de ações consistentes, que preservem a ideologia do programa quanto ao desenvolvimento solidário, implantando-as democraticamente e desenvolvendo-as de baixo para cima. Também estaremos reunidos para realizar uma avaliação Política Territorial do Estado, além de outros assuntos pertinentes a matriz de ações para 2010, sobre o Programa de Infraestrutura (Proinf), modernização administrativa, e a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural”, disse Rui.
 
Como Coordenador da Rede Estadual dos Territórios da Cidadania de Rondônia, Rui Vieira estará realizando uma avaliação sobre o andamento da implantação do Proinf, solicitando mais rapidez ao processo que ainda aguarda liberação de recursos; questionará também sobre a implementação da matriz do Território da Cidadania para 2010, demandando aos 22 Ministérios e autarquias que se empenhem mais na implantação das ações. Outro ponto que será abordado por Rui Vieira é quanto ao Programa de Modernização Administrativa que irá beneficiar 10 mil pessoas em todo país, 200 em Rondônia, sendo 74 no Território Central, que é composto por 13 municípios. Secretários e técnicos, tanto do Poder Público como da sociedade organizada, participarão de um curso viabilizado pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), que os embasará para realizar de forma mais eficiente seus trabalhos junto às ações a serem desenvolvidas dentro do Território da Cidadania.
 
Brasil Rural
 
A Política Territorial de Desenvolvimento do Brasil Rural que será apresentada no evento, já foi abordada por Rui Vieira, em reunião do Colegiado do Território Central, no último dia sete de julho, em Presidente Médici. Também presente ao evento, o ex-prefeito de Ariquemes e candidato ao Governo do Estado, Confúcio Moura (PMDB), comentou que essa Política Territorial “é maravilhosa, ninguém duvida. Falta apenas mais sintonia entre os Ministérios”. De acordo com Confúcio, são poucas as iniciativas do Governo que são de tamanha importância como o programa Territórios da Cidadania, porque “além de prestigiar o desenvolvimento solidário ou consorciado, abre o espaço democrático para a formação de políticas descentes.
De acordo com Rui, o Brasil Rural abre a possibilidade de transformação da política de Governo em Estado, tornando-a permanente.
 
“Essa nova forma de ver o Brasil Rural, harmonicamente, merece toda atenção. É uma forma de abordar a cadeia produtiva, desde o plantio até a comercialização, passando por toda a infraestrutura necessária. É um processo de inclusão da sociedade civil com o Poder Público”, comentou, ao elogiar Humberto de Oliveira pelo trabalho desenvolvido no Brasil Rural. “Ele tem defendido essa bandeira do Governo Federal com muita sabedoria”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS