Em parceria com o Banco do Brasil, o Centro Internacional de Negócios de Rondônia (CINRO) realizou durante o dia de ontem (29 de junho) no salão de convenções da Casa da Indústria, capacitação em Comércio Internacional - Importação. O evento contou com a presença de empresários de vários segmentos produtivos do Estado, como do setor da madeira e energia, móveis.
Instituições parceiras do CIN/RO e que atuam na área da importação, como o SEBRAE/RO, SEFIN. Além de empresas como a Termo Norte Energia Ltda, Rovema Veículos de Maquinas Ltda, Madeireira Eroná Ltda, Madeireira Amazon Florestal, COENG Comercio e Engenharia Ltda, AMPLA Contabilidade e Consultoria Empresarial em Comércio Exterior Ltda, colaboradores do CIN e do SENAI.
A abertura do treinamento contou com a presença do gerente geral da Área de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Marco Aurélio, que veio de Brasília para dar apoio e ao mesmo tempo divulgar o treinamento para os empresários de Rondônia.
O curso, que teve duração de 8 horas, foi preparado pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil e teve como ministrante a gerente de Negócios Internacionais GECEX Banco do Brasil - Brasília/DF e Mato Grosso do Sul Margarete Colombo, que parabenizou a iniciativa do Centro Internacional de Negócios e da FIERO.
Durante o treinamento, a facilitadora abordou temas como política brasileira de importação, formas de pagamento, barreiras ao livre comércio, organismos internacionais, estrutura e sistema de comércio exterior brasileiro, planejamento estratégico na importação, entre outros.
A coordenadora do CIN/RO, Ivanilda Frazão destacou a importância da capacitação para a classe empresarial do Estado de Rondônia. “A área da importação é atualmente um setor que conta com grande demanda, tanto na importação de peças e maquinário para construção das usinas, e o empresariado local visualizam esta oportunidade”.
Ivanilda ressaltou que o empresário rondoniense vai contar a partir de agosto deste ano de uma palestra que o CIN em parceria com o Banco do Brasil, abordando temas do interesse do empresário, Ivanilda citou como exemplo, carta de crédito. “O Estado tem uma carência de conhecimento sobre as formas de pagamento da área internacional. Em virtude dessa carência, o CIN identificou a importância de oferecer à classe empresarial estas informações mediante treinamento. A idéia é que o empresariado participe, pois uma instituição financeira que está no Estado com uma superintendência, então poderá disponibilizar este conhecimento sobre as formas de pagamento da área de comércio exterior. Estas palestras já estão sendo programadas para serem oferecidas até o final deste ano”.
Em 2011 a parceria entre o Centro Internacional de Negócios e o Banco do Brasil estará ainda mais consolidada por meio da realização do Programa de Capacitação Empresarial que atenderá todo o Estado de Rondônia.