Os servidores da diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça (TJ) receberam esta semana treinamento para operacionalizar o novo sistema previdenciário, que permite a formalização da aposentadoria ou a sua simulação.
O treinamento foi realizado pelo coordenador de Sistemas do IPERON, Sauer Rogério da Silva. Segundo ele, o sistema previdenciário do TJ primeiro foi alimentado com todas as informações funcionais e cadastrais dos servidores do Judiciário, que permitem a simulação de aposentadorias dos serventuários da Justiça, inclusive com as averbações efetivadas e já está em pleno funcionamento.
Desde o início do ano é possível aos servidores do Executivo e autarquias a simulação da aposentadoria no site do IPERON. O coordenador de Sistemas informa que tem sido grande a procura de servidores por este programa na página do Instituto na Internet. Por ele, é possível ao segurado saber quanto tempo precisa ainda contribuir para receber o benefício integral ou se tem como usufruir da aposentadoria em outra condição.
Averbação
Todo servidor, que antes de recolher para o IPERON, contribuiu para o Regime Geral de Previdência Social ou outro regime próprio, deve requerer junto àquele órgão, a comprovação do período contributivo, e solicitar ao Estado a averbação do tempo de contribuição, para que o mesmo seja contado para fins de aposentadoria.