Os funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambientee dos Recursos Naturais Renováveis) em greve há mais de 30 dias, reafirmaram hoje que só terminam as manifestações se o Governo Federal se posicionar em relação a solicitação da implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) para os trabalhadores da instituição.
Segundo a funcionaria Tatiana Mourão da Silva, a briga dos funcionários do Ibama pela implantação do PCCS, já é antiga, porém durante sete anos ninguém do Governo Federal sentou seriamente para debater sobre as questões da regulamentação do plano.
“Enquanto não tivermos uma proposta digna dos órgãos responsáveis a greve irá permanecer”, disse Tatiana Mourão.
Na manhã desta quarta-feira (12) foi entregue ao Superintendente do Ibama, César Guimarães, 28 portarias de fiscalização e mais 9
cargos de chefias, deixando o Ibama de Rondônia praticamente apenas com o superintendente.
O entrega dos cargos desses funcionários veio acompanhada da seguinte justificativa.
“Sr. Superintendente, Os esforços e empenhos nos trabalhos realizados pelos agentes ambientais federais permitiram que fossem superadas metas e expectativas da sociedade, gerando resultados positivos para o Meio Ambiente, evidenciados pela redução histórica da taxa de desmatamento da Amazônia, em especial de Rondônia. No entanto, têm sido demonstrada insensibilidade e total descaso do Governo, no trato às questões de reivindicação da classe”.
A greve é nacional e cidades como o Rio de Janeiro já estão com vários Parques Nacionais fechados, inclusive o acesso a famosa estatua do Cristo Redentor.