Os 100 tratores de pneus adquiridos pelo Governo Estadual para atender ao setor agropecuário de Rondônia já foram repassados a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater). As máquinas e seus implementos já estão sendo repassadas aos 52 municípios e vão assistir aos agricultores familiares com 78 mil horas de serviços.
Junto com os tratores, estarão disponíveis, também, 100 grades, 100 distribuidores de calcário, 100 carretas e 12 ensiladeiras, adquiridos com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), através do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite).
Todo esse maquinário será utilizado para incrementar o Programa de Mecanização Agrícola (Promec), executado pela instituição, numa ação conjunta entre Seagri e Sedes. Segundo o secretário da Emater, Sorrival de Lima, as máquinas e equipamento contribuirão para “atender os agricultores familiares no preparo da área, melhoria da pastagem, silagem, distribuição de calcário e incorporação de áreas degradas ao processo produtivo”.
Os serviços de mecanização incluem aração, gradagem, roçagem, calagem e adubação, entre outros. O agricultor paga uma taxa de 35 reais/hora para custeio das despesas com trator e tem até 20 horas de serviços em sua propriedade. “Se fosse alugar tratores de terceiros o agricultor não pagaria menos que 90 reais/hora”, diz, Francisco Evandro de Oliveira Souza, gerente de mecanização da Emater. Ainda segundo s gerente, a meta é trabalhar este ano, 78 mil horas, nos 52 municípios do Estado.
Além desses novos tratores de pneu a Emater continuará atendendo de forma gratuita, até cinco horas por propriedade, com os 30 tratores de esteira, da frota própria e 48 alugados, além de duas retroescavadeiras, para destoca, carreador, tanques, bebedouros, etc. Esse maquinário deverá atender os 21 municípios não beneficiados em 2009, com 73 mil horas/máquina (30 mil horas da frota própria, 49.200 horas da frota alugada e duas mil horas com as retroescavadeiras).
O Promec continuará atendendo ainda aos piscicultores. Para essa atividade são utilizadas duas escavadeiras hidráulicas e uma pá-carregadeira para atendimento de até 30 horas por produtor ao valor de 130 reais/hora, uma economia de mais de 50%, se considerarmos que para esse serviço com particular o custo seria de 280 reais/hora, em média.
Essa ação, além de ampliar o atendimento do Promec, trará aos agricultores a oportunidade de melhor preparar suas áreas garantindo aumento do índice de produtividade da lavoura, maior produtividade de leite/animal, através de manejo adequado das pastagens, entre outros, que resultarão e, aumento da renda familiar e, até mesmo a geração de novos empregos.