Painel Político – (Prisão de Pimentel se deu por investigações na Funasa) - Alan Alex

Prisão de Pimentel se deu por investigações na Funasa

Painel Político – (Prisão de Pimentel se deu por investigações na Funasa) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Temporária

Williames Pimentel, “aríete do prefeito”, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira durante a operação denominada Hygeia. A prisão não ocorreu por rolos na gestão à frente da SEMUSA e sim por rolos em seu cargo anterior, quando ocupava a gerência financeira da FUNASA. Ele deve permanecer preso por cinco dias, podendo ser prorrogado. Ele também pode ser transferido para o Mato Grosso, de onde veio a ordem de prisão. Por enquanto, ele deverá ficar no Centro de Correição da Polícia Militar.

Surpresa!

Foi assim que a prefeitura de Porto Velho reagiu diante da notícia da prisão do secretário Williames Pimentel. Se disseram “surpresos” e nada mais. Pois bem. Quem quer apostar como o prefeito e sua assessoria vai querer empurrar essa “batata quente” para o colo do vice-prefeito Emerson Castro?

Mudança

A prisão de Pimentel deverá representar mais uma mudança na administração de Roberto Sobrinho. Resta saber quem vai querer assumir o “abacaxi” da saúde municipal.

Periquito come milho, papagaio leva a fama

Sem qualquer preocupação com o que acontecia em Porto Velho em relação aos despejados do bairro que levava seu nome, o prefeito Roberto Sobrinho se mandou para Brasília onde alegou ter “audiências importantes”. O “importante” era para tratar da compra de um trator, coisa que poderia ter sido resolvida por qualquer assessor. Enquanto isso, o vice-prefeito Emerson Castro ficou em Porto Velho tentando resolver o problema. E conseguiu. Em audiência com o juiz titular da causa, Jorge Luiz dos Santos Leal, Emerson sensibilizou o magistrado e como prefeito em exercício que se comprometeu com a efetiva desapropriação da área. O juiz suspendeu a desocupação e foi dado um novo despacho. A assessoria do prefeito enviou então, no fim da tarde, uma matéria afirmando que “o prefeito estava em Brasília preocupado com a situação”. E acreditem, o título é o seguinte: “Roberto Sobrinho soluciona mais conflito no bairro Aponiã”. Eu não aguento. Desse jeito, como dizem por aí, “ele quebra a firma”.

Inviabilizando

Valdir Raupp, vice-presidente nacional do PMDB confirmou hoje por telefone que a teimosia do PT em lançar candidatura própria em 10 estados, incluindo Rondônia está muito perto de inviabilizar a aliança Temer/Dilma. Raupp continua afirmando que o PMDB só vai bater o martelo com o Planalto após fechar nas regionais, e isso inclui Rondônia. Para isso, foi convocada uma reunião de emergência com Lula, Dilma e a cúpula do PMDB em Brasília para definir essa questão. Raupp disse que sua legenda não especificou prazo, mas que “as regionais precisam ter flexibilidade se quiserem o PMDB”. Com esse recado, é bom a companheirada local enfiar a viola no saco.

Sinsepol

Nesta quinta-feira acontece a votação do segundo turno das eleições do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Sinsepol. Na disputa, Renan Maldonado (chapa 17) e Jales (chapa 15). A votação começa às 8 horas e encerra às 17. A previsão é que por volta das 20 horas já se tenha o resultado oficial.

Saíram com ela

Conversas nos corredores da secretaria municipal de regularização fundiária dizem que a ex-titular da pasta, Fernanda Kopanakis foi demitida por querer “mandar na prefeitura”, incluindo aí a Procuradoria e até a escolha dos fornecedores. Como o prefeito não admite que mandem mais que ele, e com a visibilidade que Fernanda vinha tendo estava incomodando o prefeito, ele convidou a moça a se retirar.

Dissolução

O FestCine Amazônia teve sua última edição ano passado com a dupla Carlos Levy/Jurandir Costa. Eles dissolveram a sociedade e agora estão em vôos solo. Levy deu inicio ao CurtAmazônia, festival de curtas-metragens. O FestCine está apenas cumprindo os contratos pré-fixados anteriormente para ser definitivamente extinto. O festival fez história.

Licitações

O Detran vem há algum tempo tentando realizar uma licitação para publicidade. O órgão conta inclusive com uma comissão própria. Mas parece que ela não funciona. É que eles decidiram passar a tarefa para a Supel – Superintendência de Licitações do Governo e uma das novidades no edital que as empresas concorrentes precisam apresentar a comprovação de R$ 500 mil em patrimônio líquido sendo que a norma determina que o patrimônio deve representar no máximo 10 por cento do valor do contrato, o que não é o caso do Detran. Empresas que participaram da licitação estão reclamando, alegando que a medida favorece apenas determinada empresa que está concorrendo.

Sujeira

Moradores do bairro Areal, mais precisamente nas proximidades do cruzamento das ruas Campos Sales com Princesa Isabel me telefonaram reclamando sobre a feira livre que é realizada naquele local às sextas-feiras. De acordo com um morador, além da sujeira que fica quando acaba a feira, a movimentação vem causando em média, quatro acidentes de trânsito nos dias em que o local fica fechado por causa do comércio. Os moradores afirmam ainda que não sabem que atitude devem tomar para impedir a realização da feira no local. O conselho que posso dar é: procurem o Ministério Público.

Mudança

Saiu Marcelo Freire e entrou Sérgio Pires na comunicação da Assembléia Legislativa. Marcelinho, como é conhecido, vai ficar atuando apenas na assessoria do presidente da Casa, Neodi Oliveira. Sérgio Pires conta com mais de 30 anos de experiência na área de imprensa e tem um trânsito muito bom entre os veículos de comunicação. Mas andam dizendo que Freire não aguentava mais a confusão entre Clayton Pena e os deputados. Pena é responsável pela conta da publicidade da Assembléia, que quer fazer outra licitação mas não consegue por entraves que, segundo o deputado Miguel Sena, estariam sendo colocados por Pena. O “abacaxi” só mudou de mãos.

Belo Monte

O consórcio formado pelas construturas Carmargo Corrêa e Odebrecht acaba de desistir do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, previsto para o próximo dia 20. A decisão foi tomada após um estudo rigoroso das condições do edital e das respostas que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou ontem a indagações feitas pelos técnicos das duas construtoras. Com a desistência da Camargo e da Odebrecht, o governo tenta às pressas convencer algum outro grupo empresarial a competir com o único consórcio que já registrou-se para a licitação, formado pela Andrade Gutierrez, a Neoenergia (associação entre a Iberdrola, a Previ e o Banco do Brasil) e dois autoprodutores de energia: a Vale e a Votorantim. As informações são da Folha de São Paulo.

Seu bolso

Empresas fornecedoras de serviços públicos, como água, energia elétrica e telefonia, poderão interromper o abastecimento em caso de inadimplência mediante notificação prévia de 30 dias, com o envio de comunicado discriminando o valor da dívida, dos juros, das taxas e dos encargos, segundo projeto aprovado hoje pelo Senado. A informação de que a proposta veta o cadastro dos devedores em serviços de proteção ao crédito estava errada. Com o projeto, Estados e empresas que atuam de forma diferenciada e com outros prazos terão que se adequar. A proposta também determina que, em caso de hospitais, escolas e usuários de baixa renda, a interrupção ou restrição dos serviços deverá obedecer prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção das atividades desses estabelecimentos e da saúde das pessoas atingidas. A proposta segue agora para a Câmara. Se for aprovada sem mudanças pelos deputados, segue para sanção presidencial.

Rabugentos, alegrem-se

Pessoas mal-humoradas possuem uma inteligência mais afiada, de acordo com o estudo realizado por um cientista australiano e publicado na última edição da revista científica "Australasian Science", informou na terça-feira (06) a rádio ABC. "A tristeza e o mau humor melhoram a capacidade de julgar os outros e também aumentam a memória", assegura o professor Joseph Forgas, da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney. Forgas ressaltou que as pessoas com um estado de ânimo mais decaído possuem maior capacidade de argumentar suas opiniões por escrito, pelo que concluiu que "não é bom estar sempre de bom humor".  A pesquisa consistiu em uma série de experimentos nos quais se manipulava o estado de encorajamento dos participantes por meio de filmes e lembranças positivas ou negativas.

Câncer

Cientistas parecem ter encontrado um modo de distinguir quais fumantes correm maior risco de desenvolver câncer de pulmão: medindo uma mudança genética crucial em suas traqueias. Um exame baseado na pesquisa está em desenvolvimento, na esperança de detectar o câncer letal num estágio inicial, onde é mais fácil tratá-lo. Se o trabalho for bem-sucedido, a próxima grande questão será: é possível reverter a reação genética em cadeia antes que ela produza um câncer? Os pesquisadores encontraram uma pista disso em um grupo de pessoas que receberam uma droga experimental. "Eles estão a caminho do câncer de pulmão, e podemos identificá-los com o teste genômico", disse o médico Avrum Spira, da escola de Medicina da Universidade de Boston, que encabeçou a pesquisa, publicada na revista  Science Translational Medicine.

Em falta

O abacavir, medicamento usado por cerca de 3,7 mil pacientes com aids, está em falta no Brasil. O problema teve início em dezembro, quando o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais informou ter havido dificuldade na aquisição do remédio. Naquela época, o programa aconselhou que médicos substituíssem temporariamente a indicação do remédio até que a situação se normalizasse - o que estava previsto para fevereiro. A diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Mariangela Simão, admitiu que a falta do medicamento s é lamentável. Ela informou que o desabastecimento é fruto de um problema na apresentação de documentos pela empresa fornecedora do genérico, a indiana Aurobindo. A expectativa, disse a diretora, é de que o remédio chegue ao País até dia 20 de abril.

Contatos

3229-8673, 9907-0701 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.

Na TV


O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.

Nas bancas

Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro da coluna e do programa Painel Político.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS