Alunos do programa social Supera Brasil realizaram palestras sobre prevenção a acidentes de trabalho em oficinas mecânicas hoje (18), às 8h, em Porto Velho. Cerca de 200 estudantes orientaram mecânicos sobre a importância de usar Equipa, manutenção da limpeza local e o uso de camisas de manga longa para a prevenção da saúde do trabalhador.
Os alunos do curso ‘Multiplicadores de saúde’ divulgaram conhecimentos adquiridos durante os seis meses de curso, entregaram folders educativos e kits de higiene aos trabalhadores das empresas visitadas.
As doenças do trabalho são causadas pelas condições e/ou pelo exercício da atividade física diário de trabalho, sem levar em conta os cuidados físicos, mentais e emocionais dos colabores.
Estatísticas
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são responsáveis por grande parte dos afastamentos do serviço e somam, em média, 270 milhões por ano no mundo. Conforme os dados da OIT, há 160 milhões de casos de doenças ocupacionais e dois milhões de mortes por acidente de trabalho ao ano em todo o mundo. De acordo com relatório apresentado durante o Congresso Mundial de Segurança Ocupacional e Saúde no Trabalho em 2002, as áreas de trabalho com maior número de ocorrências são a agricultura, a construção civil e a atividade madeireira.
Para uma das professoras do curso, Miriã F. Boa, a iniciativa é importante para os alunos se conscientizarem e se preparem para a prevenção de doenças.
“O conhecimento contribui para a transformação social quando é multiplicado, por isso, nossos alunos participam de atividades cidadãs como essa”, comentou o idealizador do projeto, Valdeci Machado.
As ações práticas começaram dia 17 e vão até dia 20, às 8h, na distribuidora de medicamentos Rondomed, entre as ruas Quintino Bocaiúva e Rafael Vaz e Silva, Bairro São Cristóvão. Várias empresas de áreas como a construção civil, lava jato e renovadoras de automóveis foram visitadas pelos os alunos.
O Supera Brasil é um programa social idealizado pelo empresário da Rede Drogarias Econômica em 2006 e engloba educação, cultura e saúde.