Farmácias da capital de Rondônia conseguem Liminar para manter conveniências

Farmácias da capital de Rondônia conseguem Liminar para manter conveniências

Farmácias da capital de Rondônia conseguem Liminar para manter conveniências

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As novas regras para a comercialização de medicamentos baixada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não valem para Porto Velho. A norma entrou em vigor nesta quinta-feira, 18, mas por força de liminares, como a conseguida pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), na 5º Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu temporariamente o cumprimento da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/09, da Anvisa, que criou as “Boas Práticas Farmacêuticas”, assim como as Instruções Normativas nº. 09 e 10, da mesma agência.
 
Pela nova legislação, as farmácias são obrigadas a colocar os medicamentos que não precisam de prescrição médica atrás do balcão, longe do alcance do consumidor. Também é proibida a venda de produtos “estranhos” às atividades farmacêuticas, como doces, sorvetes, perfumarias, refrigerantes, entre outros. No entanto, o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Porto velho, Ronald Gabriel Passos da Silva, explicou que a decisão só vale para os estabelecimentos filiados às entidades amparadas por liminares, como é o caso da Abrafarma. Ao todo são sete as decisões provisórias da Justiça contra a nova lei.“Recebemos um comunicado da Anvisa informando sobre essa decisão que, por enquanto, nos impede de exigirmos o cumprimento dessa determinação. Agora, as liminares só tratam da questão da venda de produtos e exposição dos medicamentos isentos de prescrição. Em nenhum momento a Justiça desobriga os estabelecimentos farmacêuticos do cumprimento integral da Resolução da Anvisa”, explicou.
 
Legislação Federal
 
Na verdade, os estabelecimentos amparados por liminares não estão isentos da fiscalização de praxe que é feita pelos órgãos de vigilância sanitária, uma vez que continuam obrigados a atender a legislação federal e demais normas, inclusive a própria RDC nº 44/09, nos dispositivos que não foram afetados pela liminar. Com base nesse aspecto legal, Ronald Passos confirmou que o departamento continuará a fazer o serviço de fiscalização de rotina e o estabelecimento que descumprir os outros itens da Resolução estará passível à penalidades, como multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, apreensão ou interdição de mercadorias, podendo chegar ao cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal cabíveis.
 
O diretor alertou ainda que a decisão judicial, por ser uma medida provisória de tutela antecipada, pode ser derrubada a qualquer momento, uma vez que a Anvisa já entrou com recursos pedindo a suspensão das liminares. “Vamos ficar atentos a essa questão para que a população não venha a ser prejudicada”, disse.
 
Ronald Silva lembrou ainda que a medida baixada pela Anvisa era necessária por causa do grande índice de intoxicação provocada pela automedicação, e que a implantação da RDC nº 44/09 foi uma bandeira defendida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento Vigilância Sanitária do município, principalmente no que diz respeito a comercialização de produtos não-farmacêuticos.“Por isso nos sentimos a vontade para tratar dessa questão porque fomos nós que iniciamos todo o processo que culminou nessa lei”,explicou. Atualmente existem cadastradas na prefeitura 119 estabelecimentos farmacêuticos, número considerado razoável pelo diretor do departamento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS