A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho recebeu, na tarde desta terça-feira (09/02), a visita do Dr. Ricardo Ishak, presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Recepcionado pela Dra. Maria Sílvia, vice-diretora da instituição, ele percorreu o Campus da FIMCA e conheceu toda a estrutura de laboratórios, clínicas, biblioteca e conversou com os calouros do Curso de Biomedicina, no prédio Neoclássico.
Rondônia no CRBM-4
Desde o dia 01 de janeiro de 2010, o Estado de Rondônia, passou a integrar a jurisdição do CRBM-4a Região, o que foi regulamentado pela Resolução 173/2009, do Conselho Federal de Biomedicina. “Acreditamos que foi uma mudança salutar, denotando a evolução e o crescimento natural da Biomedicina em nosso país e desejamos que todos se sintam acolhidos em sua nova casa biomédica a partir deste ano”, disse o presidente.
Diversificando as habilitações
Em sua primeira visita oficial a Rondônia, Dr. Ricardo Ishak fez uma avaliação positiva das instalações da FIMCA e disse que pretende firmar parceria com a faculdade para a diversificação das habilitações em biomedicina. “As pessoas pensam que o biomédico só atua na análise clínica. Isso é um equívoco. A biomedicina é uma profissão nova que tem na sua versatilidade a sua maior garantia de sucesso. Nós temos mais de 30 áreas de atuação para o biomédico e nossa luta é no sentido de sensibilizar as faculdades que oferecem o curso, como a FIMCA, para que ofereçam também, na graduação ou na pós-graduação, essas novas habilitações para a atuação do biomédico”.
Para a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, “a visita do presidente do CRBM-4a Região, Dr. Ricardo Ishak, foi uma honra para nós e abriu um canal de conversações que podem resultar em avanços importantes para o curso e para os futuros profissionais biomédicos formados em nossa faculdade. Temos real interesse em aprofundar essas conversações com o Conselho, porque é inegável que é ampla a área de atuação do biomédico. E como, para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico tem de ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua, é do nosso interesse, até para acompanhar a demanda, oferecer novas opções de habilitação na área”, ressaltou.
FIMCA forma em julho sua 1ª Turma de Biomedicina
Em julho a FIMCA entrega ao mercado de trabalho sua primeira turma de Biomedicina. “Aqui, os acadêmicos recebem uma formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor cientifico e intelectual, capacitando ao exercício de atividades referentes à sua área de atuação, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do meio em que está inserido, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade” concluiu a vice-diretora.