Governo assina mais um convênio e faz blitzes para amenizar situação do João Paulo II

Governo assina mais um convênio e faz blitzes para amenizar situação do João Paulo II

Governo assina mais um convênio e faz blitzes para amenizar situação do João Paulo II

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A falta de um hospital municipal em Porto Velho continua gerando transtornos no Hospital e Pronto Socorro Estadual João Paulo II que recebe em média 2.500 vítimas de acidentes por mês, o que representa 30% a mais em comparação ao ano de 2008. A preocupação aumenta com a chegada do Carnaval, quando por tradição o índice de acidentados e com ferimentos de outras origens supera o dos demais períodos.
Para atender à demanda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), assinou o terceiro convênio com a iniciativa privada visando à realização de 189 cirurgias ortopédicas, iniciadas no último dia 2, e já autorizou o total de 600 cirurgias, conforme adiantou o governador Ivo Cassol em reunião com técnicos da Sesau. Nos dois primeiros convênios, em 2009, foram beneficiados 290 pacientes.
 
Preocupação – O Governo do Estado tem se preocupado com o índice alarmante de acidentes de trânsito, sem contar as outras ocorrências que são trazidas para o João Paulo, muitas vezes de baixa complexidade, o que seria de competência do município, mas a falta de uma unidade médica resulta na superlotação do hospital estadual”, disse Rodrigo Bastos, lembrando que está em funcionamento, desde novembro, o sistema de classificação de risco, que prevê o atendimento no HPJII apenas de casos graves, enquanto os demais devem ser levados às policlínicas municipais.
 
Blitz com o Detran - De acordo com o diretor-geral do João Paulo II, Rodrigo Bastos, paralelamente uma equipe do hospital participa desde essa segunda-feira (8) até esta quarta-feira (10) de blitzes em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a proposta de conscientizar a população sobre as medidas capazes de reduzir os acidentes, como por exemplo, evitar bebida alcoólica em excesso e dar atenção à sinalização. A próxima etapa será a realização de palestras destinadas aos pacientes. Nesta quarta-feira, a blitz será feita na avenida Farqhuar, nas proximidades do Estádio Aluízio Ferreira, a partir das 9 horas, com a presença de Rodrigo Bastos e do diretor do Detran, Joarez Jardim.
O secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, afirmou que o intuito do Governo é que o convênio para cirurgias e as ações em parceria com o Detran amenizem a situação a partir do Carnaval que será iniciado, oficialmente na Capital, a partir da madrugada da próxima sexta-feira. “Nossa expectativa é que essas ações com o Detran conscientizem a população e juntamente com as cirurgias surtam efeito positivo, desafogando o Hospital João Paulo II neste período, quando geralmente a demanda é bem superior”.
 
Plantão no Carnaval - O diretor-geral do HPJII adiantou que durante a festa momesca será mantida de plantão, 24 horas por dia, uma equipe composta por 15 médicos, entre cirurgiões, ortopedistas, anestesistas, clínicos, intensivistas, além de 20 especialistas em cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia vascular, entre outros, que ficarão de sobreaviso. “Também queremos mudar a cultura de que um simples ferimento, dor de cabeça ou febre deve ser tratado no João Paulo. Por isso estamos notificando as equipes do Samu e Corpo de Bombeiros a levarem os casos simples para as policlínicas”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS