Grupo de Educação Fiscal cria projeto Leitura no Ônibus

Grupo de Educação Fiscal cria projeto Leitura no Ônibus

Grupo de Educação Fiscal cria projeto Leitura no Ônibus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nas pessoas que diariamente fazem uso do transporte coletivo em Porto Velho, o Grupo de Educação Fiscal (GEFE) da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN), desenvolveu o Projeto Leitura no ônibus.

De acordo com o coordenador do GEFE/SEFIN, Orlando Pereira da Silva Júnior, no último sábado de cada mês a equipe do GEFE, distribuirá em diversos coletivos da cidade, livros com temas variados. A medida serve como distração e ainda proporciona a ampliação de conhecimento do passageiro até chegar ao destino desejado.

O Passageiro leitor poderá ler o livro encontrado no banco do ônibus e o deixará no mesmo local após finalizar a leitura, para que outra pessoa também possa lê-lo. Caso não dê tempo de concluir a leitura o usuário poderá levar para casa com o compromisso de devolver no próximo coletivo a utilizar”, destacou o coordenador do GEFE.

Pesquisa aponta que os brasileiros não tem hábito de ler

Uma pesquisa realizada em 311 municípios do país, onde 5.012 pessoas foram entrevistadas no período de 29 de novembro de 2007 a 14 de dezembro do mesmo ano, revelou que 45% dos entrevistados foram classificados como não leitores, o que representa 77 milhões de pessoas. A classificação para os outros 55% dos entrevistados foi de leitores. O método adotado para definir o leitor ou não-leitor foi a declaração do entrevistado de ter lido ao menos um livro nos últimos três meses.

Mulher lê mais que homem

A pesquisa apontou também que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Em algumas regiões o número é ainda maior, como é o caso do Sul, onde foi apurado que são lidos 5,5 livros por habitante ao ano. No Sudeste o número foi de 4,9, no Centro-Oeste 4,5, no Nordeste 4,2 e no Norte 3,9. A pesquisa confirmou também que as mulheres lêem mais que os homens, 5,3 contra 4,1 livros por ano. “É com base nesta pesquisa é que o Grupo de Educação Fiscal pretende incentivar cada vez mais a leitura da população portovelhense”, finalizou Orlando Pereira da Silva Júnior.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS