BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Hotéis e pontos turísticos de Rondônia serão catalogados para guia online

Hotéis e pontos turísticos de Rondônia serão catalogados para guia online

Da Redação

07 de Janeiro de 2010 às 15:41

Foto: Divulgação

As atividades realizadas pelo Governo do Estado de Rondonia, através da Superintendência de Turismo (Setur) encerram o ano de 2009 com saldo positivo. Segundo a superintendente Cláudia Carvalho, diversas ações e projetos realizados pela Setur aqueceram o turismo em todo o Estado. “Foi um ano bastante produtivo para o turismo, conseguimos prorrogar convênios importantes para o crescimento dessa área em Rondônia. O apoio do governador Ivo Cassol foi determinante para as ações feitas pela Setur” afirma.
 
A superintende apresentou ainda como uma das grandes conquistas em 2009 a conclusão da parte física do aeroporto de Cacoal e a homologação da compra dos equipamentos, assim como o portal turístico naquela mesma cidade. A construção de praça e avenidas em Candeias do Jamari e a reforma do Museu Histórico de Guajará-Mirim, que, após dez anos, entrou em processo licitatório. “O povo de Guajará-Mirim espera há muito tempo pela reforma deste ponto importante da nossa história e que vai fortalecer o turismo na cidade” conclui Cláudia.
 
Além destes, outros projetos e ações foram realizados em 2009 pela Setur:
 
• Instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Aeroporto Gov. Jorge Teixeira.
• Projeto de Levantamento das Potencialidades Turísticas da Zona da Mata – parceria com a FIERO, IEL e SUFRAMA.
• Programa de Educação Patrimonial – Projeto Caiarí: revendo o passado, cultivando o futuro – parceria com a Santo Antônio Energia e Scientia Consultoria.
• Treinamento dos técnicos do CADASTUR – Sistema de Cadastro dos empreendimentos, equipamentos e profissionais da área do turismo Projeto do Ministério do Turismo e Cinevídeo Produções para captação de imagens e vídeo das cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ouro Preto d’ Oeste, com o objetivo de formar um banco de dados com imagens turísticas da região.
 
Outra ação realizada foi o investimento feito na estrutura física da Secretaria, para dar suporte e agilidade à Superintendência. Novos equipamentos de informática foram adquiridos para dar suporte ao trabalho dos funcionários e ao atendimento ao público.
 
Projetos para 2010
 
De acordo com Cláudia Carvalho, para 2010 deve ser concluída a catalogação de todos os hotéis e pontos turísticos do Estado para serem disponibilizados em um guia online, facilitando a localização dos turistas que desejam visitar Rondônia. A superintendência dará continuidade aos trabalhos de divulgação dos atrativos turísticos dentro e fora do Estado, por meio da participação em feiras e eventos regionais e nacionais, visando fomentar o desenvolvimento do turismo. “Neste ano vamos concluir obras pendentes e buscar novas parcerias. Temos um grande potencial que deve ser explorado de acordo com cada região, como a pesca esportiva, que é um dos eventos que mais atrai a atenção dos turistas quando se fala em Rondônia, especificamente na região do Guaporé. Esta modalidade turística atrai pessoas do mundo inteiro devido à exuberância dos locais”, conclui.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS