Painel Político – (Quem pagou a mensagem de fim de ano do prefeito?) - Alan Alex

Quem pagou a mensagem de fim de ano do prefeito?

Painel Político – (Quem pagou a mensagem de fim de ano do prefeito?) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na telinha

Me surpreendo com a imagem da família Sobrinho na televisão desejando boas festas aos cidadãos da Capital. A família estava incompleta, faltou o filho mais velho de Roberto. Mas o que intriga não só a mim, mas a todos que por aqui vivem é: quem pagou pela mensagem do prefeito? Se a propaganda foi paga com verba oficial, é ilegal, pois trata-se de auto-promoção. Roberto nunca foi conhecido por sua “generosidade”, muito pelo contrário, se os seguranças derem bobeira, eles é quem terminam pagando a conta do almoço ou jantar. Por aí conclui-se que não foi do próprio bolso. A companheirada também nunca gostou de meter a mão no próprio bolso, portanto chegamos a conclusão que também não foi o PT.

Daí

Ficamos com aquela pulga atrás da orelha. Algum empresário pagou por essa peça publicitária? Se pagou, por qual motivo? Será que foram as usinas? Como neste mundo ninguém dá nada a ninguém, seria muito bom que a prefeitura esclarecesse de onde vieram os recursos para pagar a mensagem de fim de ano do prefeito. Se já não nos bastasse termos que fazer malabarismos nas ruas da Capital devido aos inúmeros problemas, ainda ter que pagar para ver a cara de Roberto na TV é brincadeira. De mau gosto.

Levantamento

Alguns documentos que caíram aqui pela redação mostram alguns fatos bem interessantes no que diz respeito a mídia da prefeitura. Estamos analisando um a um e em breve traremos novidades. É cada coisa.

Fila não anda

A rede bancária de Porto Velho está ultrapassada. Os bancos obrigam clientes a ficarem horas em filas nos caixas eletrônicos. A agência do Banco do Brasil da Avenida Calama, por exemplo, tem apenas um caixa que realiza depósitos. Outros dois estão quebrados. Nas demais agências a cena se repete e até nos supermercados que têm caixas eletrônicos formam-se filas enormes. Sem contar que as tarifas por “serviços” continuam altíssimas.

Enquanto isso

Nas filas, os clientes reclamam, xingam, esperneiam, mas nada podem fazer. Os bancos continuam mais ricos as custas do péssimo atendimento para a maioria da população. O interessante é que são os pequenos correntistas que garantem o lucro e eles são os mais mal tratados. Já os grandes, sequer precisam ir ás agências, o gerente vai até eles.

Fim da feira

As feiras livres de Porto Velho são nojentas. A total falta de fiscalização por parte da vigilância sanitária municipal permite que feirantes exponham carne bovina, suína, aves e peixes em cima de balcões sujos, com aquele sangue escorrendo e restos sendo jogados em baldes, que ficam cobertos de moscas. Sem contar o inconveniente que é fazer compras embaixo de um sol escaldante e o fechamento de ruas, no já caótico trânsito de Porto Velho.

Comparando

Quem conhece as feiras livre do interior do Estado pode fazer uma comparação mais clara. Até municípios pequenos, como Santa Luzia do Oeste, impera o bom senso. A feira acontece a noite e qualquer barraca que venda produtos derivados de leite ou mesmo carne, tem que ser cobertas e com sistema de refrigeração. Em Porto Velho impera a imundície. Não sou contra a feira livre, sou contra a sujeira e a total falta de higiene e fiscalização. A de Porto Velho lembra, e muito, as feiras da idade média.

Falando nisso

Já toquei nesse assunto aqui, mas não custa relembrar. A Vigilância Sanitária do Município de Porto Velho não age. Não funciona e não fiscaliza nada. Estabelecimentos comerciais por aqui trabalham do jeito que querem. Jogam água em calçadas que ficam empoçadas no meio fio, trabalham com utensílios velhos e a limpeza, bem, essa aí depende da sorte do cliente. Se o dono for uma pessoa que tenha esse tipo de cuidado....

Vencidos

Alguns estabelecimentos, principalmente alguns mercadinhos de bairro vendem produtos vencidos. Isso acontece porque não são fiscalizados. Outros fazem “queima” com produtos às vésperas de vencer o prazo de validade e não informam os clientes sobre esse fato. Claro que o comprador tem que ficar atento, mas subentende-se que, ao comprar um produto em determinado estabelecimento, ele esteja em condições de ser consumido sem sustos, afinal, estamos no século 21.

Falta de especialista

O censo oftalmológico 2009 revelou que no Brasil temos um total de 5,4 milhões de pessoas com perda de visão severa. Temos ainda 1,4 milhão de cegos, em todas as classes sociais, sendo que a deficiência visual alcança cerca de 4 milhões de pessoas. Há poucos oftalmologistas na região norte, são 363 para 14,6 milhões de habitantes, ou seja, 14.385 médicos para atender a todos. A Organização Mundial de Saúde sugere pelo menos um para cada 20 mil habitantes, e nós temos 1 para 12,7 mil. No Norte temos  37 oftalmos para 1,2 milhão (Tocantins); 122 para 2,8 milhões (Mato Grosso), 128 para 2,2 milhões (MS), 41 oftalmos para 1,4 milhão de pessoas (Rondônia); 10 para 395 mil pessoas (Roraima); 13 oftalmos em 655 mil habitantes (Acre); 6 em 587 mil (Amapá); 105 em 3,2 milhões (Amazonas). As informações são deMontezuma Cruz, via Twitter.

Inafiançável

Um Projeto de Lei que tramita no Congresso prevê um  maior rigor para furto e roubo de telefone celular. A proposta torna esses crimes inafiançáveis, o texto passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e o plenário. A proposta do deputado Dr. Talmir (PV-SP) modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), que previa apenas que  o responsável por um crime desse tipo pague multa ao Estado. Para o autor, a aprovação da lei aumentará o rigor sobre essa modalidade de crime. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e o plenário da Câmara irão examinar o projeto.

Ilustrando

Para se ter uma idéia da situação que ficou Porto Velho após a chuva que caiu no dia 31, veja essas fotos enviadas por um leitor. As imagens são do bairro Areal, entre as ruas Tenreiro Aranha e São Paulo.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa, que retorna em fevereiro com entrevistas inéditas.

Desclassificados

A equipe Rondonia Racing que foi para a Argentina correr no Rally Dacar foi desclassificada por não ter passado pelos postos de controle após uma falha mecânica. A turma está arrumando as malas para voltar para o Estado. Os detalhes da desclassificação você pode conferir neste link (http://www.rondoniaracing.com.br/lerNoticias.php?news=94). Para ver vídeos e fotos, siga este (http://www.rondoniaracing.com.br) .

De férias

O programa Painel Político entrou de férias e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.

Novidades

E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.

Nas bancas

Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa  e da coluna Painel Político.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS