A coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres da prefeitura de Porto Velho, Mara Regina Araújo está otimista para 2010.“No próximo ano, vamos intensificar a campanha pelo fim da violência, as campanhas pela saúde das mulheres, vamos buscar mais parcerias e divulgar mais a Lei Maria da Penha. Vamos também contar com os serviços da Casa Abrigo, que deve iniciar as suas atividades”, enfatiza.
Mara Regina iniciou seu relato falando de algumas das principais conquistas em favor do público feminino na administração Roberto Sobrinho, como a inauguração do centro de referência para atendimento às mulheres vítimas de violência (Sonho de Liberdade), implantação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, inauguração da casa para tratamento de mulheres com dependência química, Centro de Atendimento Psicossocial, maternidade municipal Mãe Esperança, lei que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses às servidoras municipais e a lei de notificação compulsória, que determina aos agentes públicos da saúde que, ao constatar qualquer ato de violência contra a mulher encaminhe a vítima ao centro de referência da saúde da mulher ou aos demais órgãos para apurar o caso.
PARCEIRAS
Dentre os trabalhos realizados em 2009, a coordenadora destaca as atividades exercitas em conjunto com o Projeto Tenda da Cidadania, sob responsabilidade da primeira dama, Lucilene Peixoto. Através dele, houve uma campanha maciça de conscientização das mulheres sobre seus direitos em todos os sentidos, na capital, na região ribeirinha do Baixo Madeira e nos distritos ao longo da BR-364, com farta distribuição de materiais impressos e cópias da Lei Maria da Penha.
Mara Regina ainda deu ênfase à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que anualmente começa em novembro e termina em dezembro. Durante a campanha, são desenvolvidas diversas atividades como oficinas, seminários, palestras e distribuição de panfletos. O ponto culminante da campanha este ano foi o seminário de implantação da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, de 9 a 11 de dezembro, no auditório da Fatec. A convidada especial foi a consultora da secretaria especial de políticas públicas para as mulheres (região Norte), antropóloga Flávia Melo.
PARCEIROS
Dentro da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi realizada a campanha internacional Homens pelo Laço Branco, liderada pelo presidente do Ipam, João Herbert de Azevedo e que contou com a participação de vários secretários municipais. Acompanhados de um grupo de mulheres liderado por Mara Regina Araújo, os homens distribuíram materiais explicativos na região do Cai n’Água, começando pela feira livre que é realizada todos os domingos.
Mereceu destaque também, os trabalhos feitos em parcerias com as demais secretarias municipais. “Trabalhamos em conjunto, pois a atenção às mulheres faz parte da política do prefeito Roberto Sobrinho”, informou, após falar das inúmeras atividades realizadas em associações, igrejas e clubes de mães. Para 2010, a Coordenadoria de Mulheres promete ampliar as políticas de enfrentamento à violência por meio de ações que buscam a autonomia do público feminino, com a formação de associações e cooperativas.