Que o Twitter é uma das maiores redes sociais da atualidade, ninguém discute mais isso. Agora, com seu sucesso e forte alcance, um grupo de pessoas, twitteiros ligados à cultura, informação e notícias formaram um grupo Brasil afora para discutir permanentemente novas mídias e comunicação: o ETC, Encontro de Twitteiros Culturais do Brasil. Agora, o grupo acreano se junta à esse movimento e promove seu primeiro encontro nessa quinta feira, 17, na Biblioteca da Floresta, a partir das 19 horas. Do evento, também participam twitteiros de Rondônia que debaterão via on-line. Em Porto Velho o encontro será realizado no Teatro Banzeiros, no mesmo horário.
"Neste primeiro encontro estaremos, simultaneamente, Acre e Rondônia, através dos ETC's discutindo o poder de informação no twitter, que é apenas o primeiro de vários temas que abordaremos futuramente. Teremos alguns twitteiros de outros Estados também conectados, mas somente em fevereiro que acontece o ETC nacional, com todos os Estados que possuem ETC”, explica a organizadora do evento Andréa Zílio.
A rede dos twitteiros culturais cresce a cada dia, junto com o número de usuários do Twitter, que hoje é a terceira rede social mais utilizada do mundo. "Esse grupo se encontrou pela primeira vez em São Paulo e Rio de Janeiro, no mês de outubro. A partir de novembro, outras cidades juntam-se aos Encontros, entre elas, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza", diz Andréa.
“Acredito no poder que o Twitter permite aos seus usuários como uma ferramenta democrática de propagar a informação, a discussão é saber se existem limites e regras. Não acredito em restrições, mas creio na coerência e em um procedimento ético. Na comunicação formal é uma ferramenta nova e ainda deve apresentar alternativas mais viáveis na interação entre o emissor e o receptor do que só linkar notícias”, disse Marcos Souza, jornalista que estará no ETC em Porto Velho como um dos palestrantes.
Embora utilize como referência o Twitter, o ETC não se limita apenas a essa rede. As discussões são mais amplas e fazem uma abordagem completa sobre as novas mídias digitais que surgem e causam grandes mudanças nas estruturas do mundo virtual, além da forma de se comunicar. "O ETC vai ser legal para gente poder discutir com mais de 140 caracteres assuntos relevantes sobre essas ferramentas e agregar valores no poder da informação que elas conseguem transmitir", comenta Adaildo Neto, que será um dos debatedores do evento.
Mariama Morena, editora da Agência de Notícias do Acre, vai levar para o ETC as experiências de trabalho e manutenção dos twitters institucionais criados pela Agência. "Estamos impressionados com os números, pois o Twitter da Agência de Notícias do Acre tem mais de 540 seguidores, e o da Agenda Cultura quase 200, mostrando como hoje essa é uma ferramenta real para divulgação de informações, além de poder ser utilizada para ajudar no fomento da cultura da nossa região", comenta.
O que é o Twitter?
O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets". Ele pode ser acessado através da própria Web, celular, gadgets e por softwares específicos. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. É utilizado tanto por pessoas comuns quanto artistas, empresas e veículos de comunicação.
Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica. Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".