O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, foi registrado na Assembléia Legislativa, pelo deputado Doutor Alexandre Brito (PSDB), ao destacar a relevância social e humanitária deste ato simples, mas de grande significado, por salvar vidas. Ele também mencionou a importância da data de 27 de novembro, dedicado ao Dia do Técnico da Segurança do Trabalho.
Segundo o deputado Doutor Alexandre Brito, milhões de brasileiros necessitam diariamente de transfusão de sangue, e estes doadores, autênticos heróis anônimos dão suas contribuições, prestam este ato humanitário, e em algumas regiões sem contar com o mínimo de apoio governamental. “Aos doadores de sangue nossas homenagens”, complementou o parlamentar.
Aproveitando o registro da data, o deputado que também é médico informou as condições necessárias para ser um doador: Tenha entre 18 e 60 anos; pese mais de 50 quilos ; não esteja grávida; já tenha se passado pelo menos 3 meses do último parto ou aborto ; não tenha tido doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro; não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses ; não tenha hepatite ou sífilis; não seja epilético; tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ; eenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Alexandre Brito informou que o ato de doar sangue não emagrece, não engorda, não afina e nem engrossa o sangue.
Ao concluir, o deputado também prestou homenagens aos técnicos em segurança do trabalho, profissionais de extrema importância, principalmente em atividades com maiores riscos.