A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 19 à 25 de outubro em Porto Velho, contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no último dia 23, às 14:00 horas, no auditório do Rondon Palace Hotel.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 19 à 25 de outubro em Porto Velho, contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no último dia 23, às 14:00 horas, no auditório do Rondon Palace Hotel. A mesa temática “O papel da educação profissional como estratégia para o desenvolvimento, empregabilidade e renda em Rondônia – Uma política de desenvolvimento social”, teve palestra proferida pelo professor especialista José Carlos Paim, assessor da Seduc e gerente de Educação Profissional. Paim terá seu artigo publicado em livro pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Na ocasião foi lançado oficialmente o vídeo institucional da Gerência Estadual de Educação Profissional (Gepro), o qual retrata toda a sua trajetória. Criado em fevereiro de 1999, o então Programa de Educação Profissional (Proep) atendia apenas aos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná. Hoje a atual Gerência Estadual de Educação Profissional (Gepro) está presente nos 52 municípios de Rondônia, conta com 350 profissionais e cerca de 32 mil jovens já foram capacitados. “É muito gratificante para nós vermos o quanto a educação profissional evoluiu em nosso Estado. Olhar para essas pessoas e ver o brilho de gratidão e felicidade em seus olhos não tem preço. Para se ter uma idéia do compromisso desse governo com a geração de emprego e renda, todos os jovens que passam pelos diversos cursos oferecidos, são encaminhados para o Sine e posteriormente inseridos no mercado de trabalho. Isso é promover inclusão social e resgate da dignidade”, destacou Paim.
O evento foi direcionado à alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Porto Velho, gestores escolares, Faculdades de tecnologia e técnicos da Seduc. A participação da secretaria se deu por meio de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional/Gerência de Projetos Especiais (NTE/GPE/Seduc).
Representando a secretária de estado da educação, professora Marli Cahulla, a gerente de Projetos Especiais da Seduc, Maranei Rohers Penha, falou sobre a importância do evento. “Eu considero esse momento muito especial porque estamos tendo a oportunidade de discutir a educação profissional. É importante lembrar que cada época tem a sua necessidade específica de profissões. E isso vai mudando com o passar dos anos e nós estamos acompanhando essa evolução. Por isso vejo a educação profissional como um ícone nesse processo evolutivo. Nós democratizamos alguns segmentos na sociedade e a educação profissional foi um deles. Acredito, e muito, que por meio da educação profissional podemos reduzir os altos índices de pobreza em nosso país”, ressaltou, Maranei.
O evento contou ainda com a presença da representante do Instituto Nacional de Ciência Tecnológica, Marelise Doege, do representante da Camargo Corrêa Neudo Inocente, da coordenadora do evento Ana Maria, da representante de ensino do município de Ouro Preto D’Oeste Débora Missias da Silva e demais convidados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!