O termo “revelação” é muito especial e importante no Novo Testamento. Significa “tirar o véu”, e implica recebermos a luz de Deus em relação a determinado fato espiritual. Essa luz não é um entendimento claro na mente sobre certa verdade, mas é receber uma impressão profunda no espírito quando Deus se manifesta, tornando-a clara, real e prática para nós.
Como vemos não é muito fácil explicar a revelação, mas é possível tê-la. Paulo orou para que os efésios tivessem espírito de revelação (1.17). Portanto, não é suficiente termos boas obras e capacidade de discernir ensinamentos bíblicos (cf. Ap 2.1-3), mas precisamos ter revelação, receber a luz de Deus para que Sua verdade seja “impressa” em nós.
Pode parecer paradoxal, mas para recebermos a luz de Deus precisamos de um “quarto escuro”. Alguém explicou isso, sabiamente, usando a revelação de um filme fotográfico. Há, em princípio, dois tipos de revelação: o da câmara digital, que revela as fotos tão logo sejam tiradas, e o método tradicional, que exige uma sala escura, um processo mais lento e com o uso de várias substâncias químicas. Nós gostaríamos que, tão logo ouvíssemos algo da Palavra de Deus, isso se transformasse em revelação para nós, deixando de ser mera informação e tornando-se uma “foto” espiritual. Mas Deus prefere usar o “quarto escuro”, as tribulações, as dificuldades, o estarmos a sós com Ele para revelar-Se e para dar-nos revelação sobre Sua Palavra. Nesses momentos de dificuldade, quando nenhuma doutrina, por si só, é capaz de ajudar-nos, nossa real necessidade é de revelação, é de que aquela Palavra entre em nós como vida, como suprimento, como luz, como verdade viva para nós.
Ter revelação é ter uma “paisagem” espiritual impressa em nosso espírito por meio da fé, e para que esse processo ocorra, Deus usa o “quarto escuro” e tantas “substâncias”: filhos, empregos, cônjuge, doenças... Mas o resultado é sempre glorioso! Portanto, alegre-se nessas situações – são sinais de que mais uma linda “paisagem” espiritual está sendo revelada em você, de modo definitivo e indestrutível!