VITÓRIA - Aprovada em 1º turno PEC dos servidores de RO – Confira como votaram as bancadas

Por 379 votos a favor, 3 contra e duas abstenções, Proposta de Emenda Constitucional que transpõe servidores públicos dos quadros do Estado para a União foi aprovada nesta quarta.

VITÓRIA - Aprovada em 1º turno PEC dos servidores de RO – Confira como votaram as bancadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A união dos servidores públicos, do Governo do Estado, dos sindicatos, dos oito deputados federais, dos 24 deputados estaduais e dos três senadores rondonienses foi fundamental para a aprovação, na noite desta quarta-feira, na Câmara Federal, da Proposta de Emenda Constitucional 483, que transpõe para os quadros da União os servidores públicos estaduais contratados no período de 31 de dezembro de 1981 a 31 de dezembro de 1991.
 
A PEC foi aprovada com 379 votos a favor, 3 ausências e duas abstenções.

As bancadas votaram da seguinte maneira: Democratas – votaram a favor 39 dos 57 membros; PMDB – votaram a favor 75 dos 92 membros; PT – votaram a favor 63 dos 79 membros; PTB – votaram a favor 19 dos 23 membros; PSDB – votaram a favor 40 dos 57 membros; PSB – votaram a favor 23 dos 29 membros; PR – Votaram a favor 31 dos 42 membros; PPS – votaram a favor 9 dos 13 membros; PP – votaram a  favor 27 dos 38 membros; PC do B – votou a favor 1 parlamentar entre os dois deputados deste partido; PCdo B - votaram a favor 10 de um total de 12 membros; PDT – votaram a favor 14 dos 25 membros; PHS – votou 1 um de um  total de dois membros; PMN – votaram a favor  4  de um total de cinco membros; PRB – votou a favor 1 de um total de 3 membros; PSC – votaram 11 dos 12 membros; PSOL – votaram 3 dos 3 membros; PTC – votou um de um total de dois membros; PT do B- votou um de um total de um membro; PV – votaram 12 dos 14 membros.

Dos 513 deputados federais, 128 não compareceram à votação.
 
Em torno da aprovação da PEC, de autoria da senadora petista Fátima Cleide, se uniram inimigos políticos inconciliáveis, como o governador Ivo Cassol (sem partido), as lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), o senador Expedito Júnior (PR), a própria senadora Fátima Cleide, o senador Valdir Raupp (PMDB). Também se uniram os deputados federais Rubens Moreira Mendes (PPS), Mauro Nazif (PSB), Eduardo Valverde (PT), Natan Donadon (PMDB), Marinha Raupp (PMDB), Ernandes Amorim (PTB) e Lindomar Garçon (PV).
O governador Ivo Cassol, por exemplo, ajudou a mobilizar os servidores públicos que lotaram as galerias da Câmara nesta quarta. Graças a uma lei aprovada na Assembléia Legislativa a pedido de Cassol, foi possível levar a Brasília mais de oitocentos servidores públicos, com transporte e alimentação custeados pelo Estado. A presença desses servidores na Câmara foi considerada importante para convencer os deputados de outros estados da importância de aprovar a PEC.

Até a última hora havia uma incerteza sobre o destino da PEC, mesmo após um dia de intensas mobilizações e pressões sobre os parlamentares federais. Todos os deputados de Rondônia se uniram para buscar o apoio dos colegas. Também houve intensa pressão sobre os líderes partidários.
 
A definição da bancada do PT (79 deputados) e do bloco PMDB – PTC (98 deputados) favorável a aprovação da PEC só foi conseguida nesta quarta-feira, devido à insistência, sobre os respectivos líderes, por parte do deputado federal Eduardo Valverde (PT), senadora Fátima Cleide (PT) e da deputada Marinha Raupp (PMDB) e do senador Valdir Raupp (PMDB.
O deputado Ernandes Amorim, por sua vez, conseguiu levar para plenário os deputados de seu partido (23 parlamentares) para votar a favor da PEC. O mesmo aconteceu com o deputado Lindomar Garçon (PV), cuja bancada na Câmara totaliza 14 deputados. Moreira Mendes, do PPS, se encarregou de obter os votos de seus 13 colegas de bancadas.
 
Um dos mais ativos deputados na defesa da PEC tanto em plenário quanto nos gabinetes e corredores da Câmara nesta quarta foi Mauro Nazif, do PSB, partido que faz parte de um bloco com quarenta e nove parlamentares e que aglutina também o PC do B, o PMN e PRB. Marinha Raupp não ficou atrás e passou o dia visitando os gabinetes e insistindo com os líderes de seu partido para encaminharem a votação a favor da aprovação da PEC.
Aprovada em 1º turno, a PEC agora volta à Comissão Especial para a elaboração de parecer visando encaminhá-la novamente ao plenário da Câmara para nova votação em segundo turno, o que ainda não tem prazo para acontecer.

Após o anúncio da aprovação da Proposta, os servidores públicos cantaram o hino de Rondônia e o hino nacional. Muitos choravam e se preparavam para comemorar a vitória numa festa programada para acontecer na cidade de Valparaíso (GO). Vitoriosos, eles retornam a Rondônia nesta quinta-feira.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS