Com o grande número de mototaxistas trabalhando pelas ruas da Capital, principalmente após o presidente Lula ter sancionada a Lei que regulamenta a profissão no país, muitos taxistas de Porto Velho passaram a acumular dívidas, principalmente com a prestação dos veículos, devido a queda no movimento. O problema cresce a cada dia na tentativa de minimizar o impacto, os vereadores realizaram uma reunião com os taxistas (na noite de sexta-feira, na própria Câmara) visando ouvir da categoria propostas de alternativas que reduza o prejuízo, sendo a mais defendida a possibilidade de se regulamentar o táxi-lotação na cidade.
"A reunião é para que possamos ouvir dos taxistas alternativas que possam reduzir o prejuízo causado com o crescimento de mototaxistas. Vamos discutir propostas e não temos dúvidas de que os vereadores estão engajados em apresentar o melhor para a categoria", disse o presidente da Câmara, Hermínio Coelho (PT).
Para o vereador Marcelo Reis (PV) é importante que a categoria se reúna para que seja discutida uma solução prática ao problema. "Todos têm que discutir e, posteriormente, se criar possibilidades visando garantir o sustento desses profissionais que passam por dificuldades com a queda no movimento", destaca.
Táxis-lotação abre discussões
Na reunião de sexta-feira, os vereadores ouviram dos taxistas que a solução mais próxima é a regulamentação do táxi-lotação em Porto Velho. Embora a atividades seja ilegal, muitos taxistas já adotaram a medida como forma de garantirem dinheiro diariamente, principalmente com a concorrência dos mototaxistas.
A vereadora Ellis Regina (PC do B) declarou ser favorável à aprovação de um projeto que regulamente o táxi-lotação na cidade, acreditando ser justo para que a categoria também tenha condições de garantir o sustento da família.
Da mesma forma pensa o vereador Ramiro Negreiros (PMDB) que, inclusive, conclamou a categoria para unir forças visando reforçar a corrente pela aprovação da regulamentação da proposta.