PONTA DO ABUNÃ - Reunião entre diretoria do TRE/RO e liderança do movimento não tem acordo; decisão é do TSE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atendendo determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, uma comissão formada pelo Diretor Geral do Tribunal (Hedson Matsusuke Tatibana) e mais dois assessores (Ítalo Cidin e Edirlei de Souza) estiveram no Distrito de Extrema nesta quarta (5) para dialogar com a população da Ponta do Abunã.
O objetivo do deslocamento ao local, onde a BR 364 está bloqueada (
O Diretor Geral apresentou detalhadamente a um grupo composto por 6 integrantes do movimento a situação jurídica e política do processo sobre a emancipação da região formada pelos Distritos de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
Numa conversa bastante tranqüila, afirmou que o TRE só está aguardando a decisão do TSE para realizar o plebiscito, caso o entendimento do Tribunal Superior seja também favorável. “Se disser que sim, o Tribunal deflagrará um processo de consulta à população, que dirá se aceita ou não a criação do município de Extrema de Rondônia”, esclareceu.
O recurso no TSE já se encontra com parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, e foi para as mãos do relator, ministro Fernando Gonçalves, no último dia 20/07.
Como forma de agilizar o processo, foi sugerido aos manifestantes que procurassem os Senadores e Deputados Federais do Estado, representantes do povo em Brasília, para fazerem contato direto com o ministro para julgamento do recurso. (Recurso Especial Eleitoral n. 28560).
Em contato com a assessoria do TRE/RO foi passada a informação que o gabinete do ministro do TSE entrou em contato hoje pela manhã com a regional rondoniense e ficou a par da situação, porém não pode fazer o plebiscito no prazo em que a população solicita.
Alternativamente, o Diretor afirmou que a situação pode ser resolvida com a aprovação do Projeto de Lei Complementar Federal n. 98/2002, que trata dos procedimentos de autorização para a criação de novos municípios no Brasil. O projeto já foi aprovado no Senado e está pendente de votação na Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado.
A comissão deixou bem claro que o TRE está de portas abertas para conversa e solução de problemas que estão na esfera legal de sua competência. Foi entregue às lideranças um documento com todos os trâmites do processo no TRE e TSE. Receberam também uma nota do Tribunal Regional de esclarecimento da situação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!