BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

OPERAÇÃO PF - Fraude em importações pode ter 60 envolvidos

OPERAÇÃO PF - Fraude em importações pode ter 60 envolvidos

Da Redação

31 de Julho de 2009 às 05:00

Foto: Divulgação

 A Polícia Federal suspeita que possa chegar a 60 o número de envolvidos com a organização criminosa que promovia contrabando por meio de importações fraudulentas. A informação é do delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, que coordena a Operação Ártico - força-tarefa que na última quarta-feira prendeu 25 investigados e cumpriu 56 mandados de buscas em 4 Estados (São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Rondônia).
 
Segundo Rodrigues Alves, ?pelo menos? dez servidores públicos estão entre os alvos da apuração. Quatro auditores da Receita já foram capturados, dois de São Paulo, dois de Rondônia. A PF informou que os auditores habilitavam empresas de fachada no Sistema de Controle do Comércio Exterior (Siscomex) e facilitavam a passagem de mercadorias no Porto de Santos. O delegado está convencido de que servidores corrompidos deram sustentação à trama que levou à sonegação estimada em R$ 100 milhões.
 
Os alvos da Operação Ártico estão detidos em regime temporário, por cinco dias, prazo que termina no domingo. A PF poderá requerer a prorrogação da medida, ou mesmo a conversão em prisão preventiva, até a conclusão da investigação. No Estado de São Paulo foram detidos 11 investigados.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS