Painel político (Eleições 2010 – vereadores querem ser deputados) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em campanha
Pelo interior do Estado estão acontecendo reuniões com lideranças. Os deputados estaduais estão em plena campanha, tentando a reeleição. Porém, novosnomes estão surgindo e a briga por uma cadeira na Assembléia Legislativa vai ser acirrada. Em Porto Velho, alguns vereadores sonham com uma vaga no legislativo estadual, mas por aqui a situação complica ainda mais.
Nomes
Mariana Carvalho, Jaime Gazola, Marcelo Reis, Zequinha Araújo e Jean Oliveira são os mais cotados a serem candidatos a uma cadeira na Assembléia. Mariana, Jean e Zequinha são os que tem mais chances atualmente. Os dois primeiros são herdeiros políticos e o último tem uma fundação assistencialista que já existe há anos e é bem atuante. Já Gazola e Reis ainda tem muita estrada pela frente.
Chances
Gazola conta com um importante aliado em sua campanha: dinheiro. Sua família é proprietária da faculdade São Lucas e o rapaz tem andado bastante ocupado em reuniões não só na capital mas em cidades próximas, como Guajará Mirim. Marcelo Reis não tem o mesmo capital de Gazola e suas chances são bastante reduzidas. Reis, por exemplo, foi eleito em sua terceira candidatura, Gazola logo na primeira.
Rejeição
Marcelo também está enfrentando uma rejeição grande em função de ter assumido a liderança do prefeito na Câmara. Isso lhe garantiu uma perda significativa de eleitores, como os mototaxistas,por exemplo. Todos sabem que Sobrinho foi contra a regulamentação da atividade desde o começo e Marcelo encampou a luta do prefeito. Se deu mal.
Regulamentação
A questão dos mototaxis era irreversível. Eles já atuavam, o que faltava era regulamentar a profissão, e isso aconteceu. O presidente Lula assinou ontem a lei que regulamenta a categoria e as prefeituras vão adotar medidas cabíveis a cada região. Como por aqui a briga foi complicada, os mototaxistas agora devem ficar no pé dos vereadores para que a prefeitura não arme nenhuma “pegadinha” na hora de regulamentar as regras.
Condições
Para ser mototaxista o condutor terá que ter idade mínima de 21 anos, possuir habilitação na categoria motos há pelo menos dois anos, terá que usar coletes com dispositivos reflexivos e as motos devem ter alguns equipamentos de segurança, como mata-cachorro fixado no chassi para proteger em caso de quedas.
Ponto
Ivo Cassol, Expedito Júnior, Jean Oliveira e Tiziu Jidalias foram os que apostaram na categoria e compraram a briga com o prefeito. O governador determinou que a Polícia Militar parasse de perseguir os mototaxis, Expedito correu no Congresso com a lei que regulamenta a profissão, Jean articulou como pôde na Câmara de Vereadores e Tiziu na Assembléia Legislativa. Esses votos ninguém toma deles. Já Roberto Sobrinho.
Negativo
Roberto Sobrinho conseguiu arrumar confusão em uma hora imprópria. Saiu em defesa das empresas de ônibus, disse que a profissão era ilegal e não quis sequer ouvir os argumentos dos mototaxistas. Isso causou revolta na categoria que tentava buscar apoio em todos os segmentos. Conseguiram da maioria, só faltou o prefeito. Esse perdeu.
Esquecimento
Me perguntaram quando vou “parar de falar mal do prefeito Roberto Sobrinho”. Vou responder, paro de falar mal dele em duas situações, ou quando ele se transformar em um prefeito de verdade, o que duvido muito que vá acontecer, ou quando ele sair da vida pública. A partir desse dia não vou mais falar sobre ele. Vai ser como se ele nunca tivesse existido. Será apenas um capítulo sombrio na história de Porto Velho.
Esquecimento II
Roberto vai entrar para a galeria dos sem-mandatos. Vai ficar na situação de Nereu Klosinky, Osvaldo Piana, Celso Cruz e tantos outros que passaram e não são lembrados nem para síndico de prédio.
Pane
O governador de Rondônia, Ivo Cassol, passou por um susto na manhã desta quarta-feira no aeroporto de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. A aeronave em que Cassol estava parou em Sinop para reabastecer e, enquanto se preparava para decolar, apresentou pane em uma das turbinas e ficou impossibilitada de seguir viagem. O governador teve que esperar aproximadamente uma hora e meia até que outro jato viesse de Rondônia para buscá-lo. De acordo com Leandro Guetz, administrador do aeroporto de Sinop, às 8h o governador seguiu viagem para Brasília. O avião que apresentou problemas é de uma empresa de táxi aéreo e está guardado em um hangar.
Destino
Ivo Cassol viajou a Brasília para uma audiência nesta quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil. A reunião é para tratar de perdas de arrecadação do Estado de Rondônia.
Aliança
Prestem bem atenção nesse tópico. Você, caro leitor de Painel Político, ainda vai ver Fátima Cleide subindo em palanque para pedir votos para o candidato de Ivo Cassol ao Governo do Estado nas próximas eleições. Isso vai acontecer. A aliança Cassol/Dilma vai resultar em momentos únicos na campanha de 2010, mas por enquanto...
Cerimonial
Não convide para o mesmo evento o Governador e a Senadora Fátima Cleide. Se chamar o prefeito de Porto Velho, pior ainda. O clima fica tenso e eles não conseguem disfarçar a irritação. Dá para ver aquelas “faíscas” saindo dos olhares.
Confusão
Na briga entre senadores (leia-se José Sarney e Tião Viana) sobram podres para todos os lados. Para quem não lembra, essa “surra” que Sarney está levando da imprensa teve início com a derrota de Viana para a presidência do Senado. Tião começou a municiar a imprensa com dossiês e a coisa desandou. Depois disso descobriram atos secretos, esquema de passagens, telefones usados indevidamente, enfim. O “paladino” da moralidade, o amazonense Arthur Virgílio, que começou a atacar Sarney, se viu complicado e vai ter que devolver R$ 210 mil aos cofres públicos, por ter mantido um assessor na Europa recebendo salários por 18 meses.
Pagamento
Virgilio disse que vendeu um terreno de sua esposa para pagar duas parcelas e disse que última ele vai pagar com a venda de um carro. Esse assessor deve ser muito competente para merecer esse “sacrifício” por parte de Virgílio.
E continua
O bom dessa briga é que a sociedade a cada dia conhece um pouco mais sobre os meandros do Senado. Quem sabe com essas reformulações comece a sobrar dinheiro de impostos para serem investidos em áreas como saúde, educação e segurança.
Ressucitando?
Amir Lando disse recentemente em entrevista que “seu nome está à disposição do PMDB e do povo de Rondônia para ser candidato”. Será que alguém aí se propõe a criar um abaixo-assinado pedindo para ele ser candidato?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!