CONCURSO - Prêmio Professor Samuel Benchimol 2009

CONCURSO - Prêmio Professor Samuel Benchimol 2009

CONCURSO - Prêmio Professor Samuel Benchimol 2009

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) têm por objetivos: Promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica; Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica;

Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados; e agraciar pessoas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

São categorias do Prêmio professor Samuel Benchimol: Projetos e Personalidades/Instituições.

Nos Projetos serão selecionados os que promovam o desenvolvimento da Região Amazônica nas seguintes áreas: Ambiental; Econômica /Tecnológica e Social

Para cada uma dessas áreas fica estipulada a quantia de R$ 65.000,00 (art. 9º do Regulamento) que poderá ser subdividida em até três ganhadores, bem como a concessão de nove diplomas, explicitando a classificação, a categoria e o título do projeto

Já a categoria Personalidades/Instituições visa outorgar menção honrosa a instituições e personalidades que promovam ações relevantes em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

São categorias do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

Categorias

Entendido como redes de empreendimentos compostas por atores do setor privado/cadeias produtivas, interação com o setor público e a sociedade civil, localizadas em uma determinada região geográfica e que se intercomunicam com diferentes segmentos e ramos de atividades, onde o centro de tudo é o homem e, naturalmente o ecossistema de negócios. É a integração criativa entre o econômico, o social e o ambiental visando o bem comum, criando soluções inovadoras para a Região Amazônica. A outorga desse Prêmio obedecerá as seguintes categorias:

a Empreendedorismo Consciente - Melhor na categoria jovem - autor com idade até 35 anos.

b Empreendedorismo Consciente - Melhor na categoria intermediária - autor com idade acima de 35 a 60 anos.

c Empreendedorismo Consciente - Melhor na categoria sênior - autor com idade acima dos 60 anos.

Para cada uma dessas áreas fica estipulada a quantia de R$ 65.000,00  que poderá ser subdividida em até três ganhadores, bem como a concessão de nove diplomas, explicitando a classificação, a categoria e o título do projeto

Objetivos: Promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica; Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região; Identificar, avaliar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados; e agraciar pessoas e entidades que se destacam no desenvolvimento sustentável daquela Região.

Principais atividades do Prêmio

As propostas de projetos deverão considerar os aspectos econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais, representando estratégias viáveis de desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia mediante a geração de benefícios palpáveis e quantificáveis.

Na apresentação e discussão das melhores propostas selecionadas e premiadas, espera-se enriquecer o entendimento e buscar sinergia entre os setores público e privado.

Os projetos propostos deverão demonstrar os benefícios que resultarão à economia regional, ao conhecimento científico e tecnológico e às estruturas produtivas da Amazônia durante ou após a sua execução.

Deverão, por exemplo, propiciar aumento: perceptível e verificável no PIB regional e na balança comercial; na arrecadação de impostos; na geração de emprego e renda; na qualidade e produtividade de produtos da região; na ampliação da oferta e da diversidade de produtos e serviços gerados e consumidos na Amazônia.

Aliado ao crescimento econômico e ao desenvolvimento tecnológico, espera-se que os projetos tenham impacto positivo no tecido social e melhorarem as condições e a qualidade de vida da população amazônica.

Deverão ampliar e garantir o acesso a todos à saúde, à educação, à habitação, ao entretenimento e à cultura; melhorar a distribuição de renda, diminuindo as diferenças sociais; ou ainda combatendo a discriminação, a miséria, e a fome.

Em sendo propostas de projetos de desenvolvimento sustentável, o meio ambiente deverá ser considerado, preservado, recuperado e, em caso de exploração, deverá ser feita de forma racional, responsável e que permita a regeneração contínua dos recursos naturais.

As propostas deverão demonstrar os impactos a serem gerados sobre o meio ambiente.

As propostas poderão, ainda, especificamente, perseguir objetivos mais ambiciosos na questão ambiental, tais como, recuperação de áreas degradadas, preservação de espécies, desenvolvimento de tecnologias mais limpas, re-introdução de espécies nativas, sensoriamento de recursos naturais, dentre outras.

Naturalmente, a avaliação destes três aspectos deverá compor uma visão geral da problemática e das soluções propostas pelo projeto, indicando se há efetivo desenvolvimento sustentável e os benefícios a serem gerados.

Descrição das etapas ou fases de execução:

Neste ano a entrega das premiações acontecerá no dia 6 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), localizada à Rua Rui Barbosa, 1112, Arigolândia, Porto Velho, Rondônia, e terá o seguinte cronograma:

Inscrições: de 2 de fevereiro a 02 de outubro

Julgamento das Propostas: 12 de novembro

Entrega dos Prêmios: 04 de dezembro.

Identificação, nível de envolvimento e responsabilidades de parceiros:

As instituições envolvidas na execução desta ação são: Os Ministérios descritos acima; A CNI; O SEBRAE Nacional; O Banco da Amazônia; A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e demais Parceiros e Apoiadores.

Benefícios esperados com o Prêmio

O Prêmio Professor Samuel Benchimol visa promover discussão aprofundada sobre alternativas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com amplo envolvimento do governo, setor privado, acadêmico e sociedade civil.

Nesse processo, são identificados projetos e lideranças empresariais que expressam e exemplificam o novo paradigma de desenvolvimento desejável para a Região. Ademais, a Comissão Organizadora do Prêmio tem envidado esforços para que vários dos projetos distinguidos venham a serem implementados. Estes projetos, quando materializados, constituem referência e espelho para iniciativas semelhantes replicáveis em diferentes localidades da Região.

Comissão Organizadora:

Foi designado como Presidente Executivo o Eng. Denis Roberto Baú, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). A Secretaria Técnica será exercida pelo Diretor do Departamento de Articulação Tecnológica da Secretaria de Tecnologia Industrial do MDIC, Professor José Rincon Ferreira e pelo Coordenador de Projetos do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, Fernão Leme Carvalho.

Coordenador do Prêmio Prof. Samuel Benchimol 2009 Fernão Leme (69) 3216-3444  /  (69) 8405-1907  /  Fax: (69) 3216-3403 - email: fernao.leme@fiero.org.br  /  fernaoleme@gmail.com 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS