O prefeito Roberto Sobrinho participou como convidado de uma reunião de emergência realizada no Ministério Público Estadual – MP. O Procurador Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira provocou a reunião para discutir sobre a onda de violência que tem atingido a capital nas últimas semanas. Também participaram da reunião o procurador do município Mário Sérgio, a secretária municipal de transportes Fernanda Moreira e as autoridades estaduais, o secretário estadual de segurança tenente coronel Evilásio Senna, a comandante–Geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramirez, o diretor geral da policia civil Morio Ikegawa e pelo ministério público o promotor Charles Martins. A reunião aconteceu a portas fechadas no salão de reuniões da Procuradoria Geral de Justiça, nesta segunda-feira (15).
Roberto sobrinho cobrou mais empenho do governo estadual no combate preventivo contra a onda de violência que está atormentando a sociedade portovelhense. “É necessário que estes criminosos sejam identificados e presos para que os atos de terrorismo parem imediatamente. Por isto discutimos hoje nesta reunião com o procurador geral de justiça Ivanildo de Oliveira e demais autoridades a segurança pública e traçamos metas para serem cumpridas o mais rápido possível para que Porto Velho volte a ter, pelo menos, índices toleráveis de violência”, disse o prefeito. Entre as ações municipais está a assinatura de um convênio com o Governo Estadual; a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Transportes e a continuação da reparação e ampliação da rede de iluminação pública através da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano – Emdur.
Destaques da reunião
Para o prefeito os dois pontos mais importantes acordados na reunião foram: a possível assinatura de um convênio entre a prefeitura e o governo estadual para que a Polícia Militar, através da Companhia Independente de Trânsito atue amplamente na fiscalização do trânsito da capital junto com a Secretaria Municipal de Transportes. A assinatura deste convênio entre os dois poderes executivos está sendo intermediada pelo Promotor de Justiça Charles Martins, que é o diretor de planejamento e gestão do Centro de Apoio Operacional Crinimal – CAO.
“Estamos prontos para assinar este convênio e aumentar assim a segurança e melhorar o controle das infrações de trânsito na cidade, depende agora, apenas que o governo estadual também queira assinar para que o convênio se torne realidade”, destacou Roberto Sobrinho.
O segundo ponto é a imediata ação ostensiva da polícia militar junto aos ônibus aumentando a sensação de segurança dos passageiros, motoristas e cobradores e ao mesmo tempo inibindo novos ataques como os últimos que destruiu quatro ônibus e feriu uma cobradora e queimou gravemente um motorista de ônibus.
Tiros no MP
Para o Procurador Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira os tiros que foram disparados contra a sede do Ministério Público na última sexta-feira, 12, não vão impedir que órgão ou seus membros parem de trabalhar. “Ao contrário, isto nos motivou ainda mais a manter nossa rotina e atuar com mais afinco contra o crime”, afirmou o procurador.
O secretário estadual de segurança pública informou que entre as ações de sua pasta está a infiltração de policiais velados nas linhas de ônibus, a presença da COE nas ruas e o trabalho de inteligência para identificar o mais breve possível os autores destes crimes. Sobre outras medidas de segurança, Senna preferiu manter em segredo para não atrapalhar o sucesso da operação.