Artesãos rondonienses são destaques em premiação nacional

Artesãos rondonienses são destaques em premiação nacional

Artesãos rondonienses são destaques em premiação nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre as cem melhores unidades produtivas de artesanato no Brasil, quatro são de Rondônia. Marli Carvalhais, representando a APAE de Ji-Paraná; Edna Martins Ferreira, representando a Associação dos Artesãos Organizados de Ariquemes; Márcia Regina Tavares Marques, representando a Rio Terra ? Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia; e Erni Lima, Representando a Cooperativa dos Extrativistas da Floresta de Rondônia, são os quatro vencedores.

Os artesãos, cooperativas, associações e APAE foram vencedores do prêmio Top 100 de Artesanato, realizado pelo Sebrae para destacar o melhor da produção brasileira de artesanato durante o ano de 2008. No dia 13(quarta), os vencedores receberam, de maneira oficial, a premiação na capital do Rio de Janeiro.

Além do evento de premiação, os artesãos participarão de rodadas de negócios nos dias 14 e 15. ?Essa será uma oportunidade única. Além do Sebrae nos capacitar, também nos ajuda quando chega a hora de comercializarmos o material produzido?, conta a representante da APAE de Ji-Paraná, Marli Carvalhais.

Já Márcia Regina, outra vencedora, conta que há seis anos fez um curso de artesanato no Cetene, e desde então aumenta cada vez mais sua produção. ?Com o curso me especializei e aumentei minha produção, já com o prêmio Top 100, ganhei visibilidade em meus produtos e irei comercializá-los na rodada de negócios?, diz a artesã. Márcia ainda conta que sua obra pode ser acessada através do site http://www.mapimai.com.br/.

Para o representante da Cooperativa dos Extrativistas da Floresta de Rondônia, Erni Lima, o prêmio é uma valorização aos artesãos de Machadinho D?Oeste, que utilizam o couro vegetal para produção do artesanato. ?O Tecido da Floresta, desenvolvido com apoio do Sebrae, é um projeto fundamental para os nativos da floresta. E esse prêmio enaltece nossa produção que é a base de látex retirado das seringueiras?, finaliza Erni Lima.

Edna Martins se diz realizada: ?temos 37 artesãos, e quase todos sobrevivem das atividades de nossa Associação. Esse prêmio nos valoriza como profissionais, e nos incentiva a produzir mais, com maior qualidade?, finaliza Edna.

Critérios da Premiação

Ao todo, 11 critérios são avaliados para premiar as 100 melhores unidades de produção artesanal do Brasil, dentre os quais: o grau de inovação dos produtos; adequação econômica dos produtos; adequação ergonômica dos postos de trabalho; adequação ambiental; eficiência produtiva; adequação cultural; adequação logística; qualidade percebida; práticas comerciais; responsabilidade social, e ainda, gestão estratégica da unidade.

O Prêmio também tem como objetivo melhorar e refinar os critérios de avaliação das unidades artesanais mensurando o grau de capacidade competitiva, orientando os artesãos na busca de melhorias contínuas, o que auxilia no aumento de competitividade e acesso a mercados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS