Comunidades da zona sul cobram melhorias no atendimento médico
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Líderes comunitários apresentaram na sexta feira, 24/04, durante audiência com o secretário municipal de saúde, Wiliames Pimentel, uma extensa pauta de reivindicação onde cobram melhorias no atendimento médico aos moradores da zona sul da capita
O presidente da Agromviga, Associação de Agricultores e Moradores da Viçosa e Garça, Lazaro Costa e o presidente do G14,*, Vínicius Meireles e o senhor Francisco Emídio( KIM), solicitaram de imediato ao secretário a conclusão das obras de reforma da policlínica Manoel Amorim de Matos. Eles reivindicaram ainda, a ampliação no número de especialidades médicas, medicamentos e a construção de mais um posto de saúde para aquela região da cidade.
O secretário anunciou para breve, segundo ele, a conclusão das obras de reforma da policlínica Amorim de Matos. Ele também garantiu aos líderes comunitários que o município já está planejando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento-(UPAs-) para a zona sul.
Sobre a solicitação para ampliar o número de agentes de saúde para a zona sul, o secretário garantiu que o município vai contratar os candidatos aprovados no último concurso para esta função.
Lázaro Costa, e Vinícius Meireles, cobraram também, em nome da população das comunidades da Colônia Viçosa, portal do oriente, Buriti, Areia Branca, Igarapé Fundo, Colônia dos japoneses e ramal Remopel, a construção de um posto de saúde para atender estas comunidades que estão no entorno da cidade.
A população destas localidades nunca recebeu a atenção devida do poder público. Desde a fundação dessas colônias há mais de 40 anos, que o serviço médico é precário. Nunca se construiu um posto de saúde, para atender essa população, e isso não pode mais continuar, e é por isso estamos cobrando do senhor secretário de saúde a construção de uma unidade de saúde para atender hoje uma população de mais de 20 mil habitantes, reivindica Lázaro.
Eles solicitaram ao secretário um atendimento itinerante enquanto não se constrói o posto de saúde.
O secretário ao final do encontro confirmou que no dia 24/05, fará uma visita a estas localidades onde irá escolher o local para construção do posto de saúde.
O G14, é um grupo comunitário da zona sul da capital, onde na sua formação original, em 2004, eram 14 associações de bairros. Atualmente é composta por 20 entidades.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!