SESI participa da campanha de prevenção da tuberculose
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A campanha conta com a participação de trinta e oito mil profissionais como educadores, médicos e técnicos em saúde realizando ações objetivando prevenir, orientar, diagnosticar e assim como é o tratamento da tuberculose, doença que atinge milhares de brasileiros.
De acordo com a coordenadora de Saúde do SESI Estadual, Flávia Almeida o Brasil ocupa o décimo sexto lugar entre os países com mais casos de tuberculose. “Um em cada quatro doentes que iniciam o tratamento desistem de tomar os medicamentos antes dos seis meses necessários para se curar”, ressalta.
Flávia explica ainda que “a tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura, porém se o doente não seguir a risca o tratamento, a tuberculose pode levar a morte. Então quanto mais cedo à doença for diagnosticada, mais rápida será a cura”.
O médico responsável pelo SESI Clínica
“No Brasil, a tuberculose é a nona causa de internações causadas por doenças infecciosas, à sétima em gastos com internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e a quarta causadora de mortes”, afirma Rached que acrescenta – “O sintoma mais freqüente da tuberculose pulmonar é a tosse, muitas vezes acompanhada de escarro. Mesmo quem fuma ou acha que só está com uma gripe mal curada deve ficar atento aos sintomas que acompanham a tuberculose: tosse com catarro por mais de três semanas; febre baixa no fim do dia; suor durante a noite; cansaço, dor no peito e nas costas; perda de apetite e emagrecimento”.
Segundo o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM) existem em Rondônia cerca de quinhentos e cinqüenta casos de tuberculose registrados no estado, cuja incidência é de 37% para cada cem mil habitantes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!