A Defensoria Pública de Rondônia inicia o ano de 2009 se preparando para expandir o atendimento ao público do interior do Estado. Quem assegura é o subdefensor Público-Geral, advogado Carlos Biazi, que visitou, na última semana, os núcleos da Defensoria nos municípios do Cone Sul de Rondônia para acompanhar o andamento dos trabalhos e anunciar algumas melhorias.
De acordo com Biazi, no desiderato de cumprir seu papel Constitucional de assegurar assistência jurídica ao cidadão menos favorecido, a Defensoria Pública de Rondônia está buscando ampliar suas instalações nas Comarcas em que está presente. “Com essa iniciativa, estamos procurando garantir melhores condições de trabalho aos nossos servidores e, ao mesmo, tempo prestar melhor atendimento ao cidadão”, afirma o subdefensor público-geral, acrescentando que essas melhorias estão acontecendo graças ao apoio que o governador Ivo Cassol tem dispensado à Defensoria.
Ao inspecionar o núcleo da Defensoria em Vilhena, Carlos Biazi foi recebido pelo coordenador José Francisco e tratou das melhorias a serem implantadas e da questão do atendimento no município de Chupinguaia. Chegou-se a conclusão de que se faz necessário melhorar a estrutura para garantir o atendimento naquela cidade.
Em Cerejeiras, Biazi manteve contato com as autoridades municipais para explicar o funcionamento da defensoria e solicitar a colaboração do município para ampliar o atendimento. Segundo o advogado, já ficou acertado que a Prefeitura enviará projeto à Câmara de Vereadores propondo a doação de um terreno para construção do núcleo da Defensoria. Na audiência com o vice-prefeito Pedro Alves e com o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Malta, Carlos Biazi, que estava acompanhado do coordenador do núcleo da defensoria, advogado Manoel Elias, acertou detalhes da doação do terreno e garantiu que a Defensoria se esforçará para construir a sede do núcleo o quanto antes.
O subdefensor público-geral inspecionou também o trabalho de reforma do prédio onde funciona o núcleo da Defensoria, já em fase de conclusão, e acertou com o coordenador José Messias os detalhes para finalização dos trabalhos da segunda etapa da reforma. Para todos esses núcleos visitados pelo subdefensor já foram enviados novos móveis e equipamentos adquiridos recentemente pela Defensoria para melhorar as condições de trabalho dos defensores e de seus auxiliares.