Estudantes pesquisam processo de produção de energia elétrica na Amazônia

Estudantes pesquisam processo de produção de energia elétrica na Amazônia

Estudantes pesquisam processo de produção de energia elétrica na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, localizada no bairro do Coroado, zona Leste de Manaus, trouxe em um dos seus projetos de pesquisa desenvolvidos na segunda edição do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a preocupação com a geração de energia elétrica na região norte do Brasil.

Com o projeto “Balbina: os desafios de produzir energia na Amazônia”, alunos e professores pesquisaram, visitaram e conheceram os desafios para se levar energia elétrica a milhares de pessoas que moram na região, bem como usar essa energia com racionalidade. Além disso, descobriram que o Brasil tem 24% do potencial identificado e inventariado do potencial hidrelétrico no mundo e a Amazônia, responde por 41% desse potencial, contribuindo, atualmente, com apenas 1,5% da energia gerada no país.

Coordenado pelo professor Antônio Ednelson, com o apoio técnico de Danielle Coelho, e a participação direta dos alunos de Ensino Médio: Jarina Albuquerque, Giselle Cascaes, Thiago Rodrigues, Cecília Ferreira e Washington Sousa, o projeto foi um dos que mais envolveu excursões e visitas técnicas, todas ao município de Presidente Figueiredo, mais estritamente à Vila de Balbina e à hidrelétrica instalada no rio Uatumã, a mais de 100 quilômetros de Manaus.

Processo

Além de conhecer todo o processo produtivo da energia elétrica a partir de uma usina hidrelétrica, os alunos puderam analisar a questão do curso benefício em relação ao meio ambiente e compreender a real necessidade de se desenvolver novas formar de geração de energia a partir de fontes alternativas sem causar prejuízos ao homem e a natureza.

- O projeto nos deu suporte para desenvolver uma pesquisa de cunho cientifico. No trabalho de campo realizado na Hidrelétrica de Balbina, aprendemos ‘in loco’ o funcionamento da produção de energia elétrica, conhecemos as instalações da usina e aprendemos algo muito importante em relação a projetos de pesquisas, como analisar  questões sob vários ângulos, disse a Jarina Albuquerque, durante a apresentação dos resultados do projeto durante o seminário finas do PCE realizado no mês de dezembro de 2008.

Trabalho

- Para a execução desse trabalho também fizemos uma comparação entre o modo de vida da população na Vila de Balbina e em um bairro do município de Presidente Figueiredo, quanto a aspectos de infra-estrutura, conforto e acesso aos serviços públicos. A partir dos dados coletados por meio de registros fotográficos e entrevistas, editamos um clipe de fotos e um jornal editado pelos próprios alunos e apresentado a comunidade escolar, explicou o estudante Thiago Rodrigues. 

Outro ponto destacado pelo professor Antônio Ednelson e pelos alunos é a oportunidade de confrontar informações, como o fato de Balbina sofrer muitas críticas por conta dos impactos causados durante a sua construção.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS