Museu Rondon recebe artefato histórico utilizado em colônia indígena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última semana a população do Bairro Marechal Rondon foi beneficiada com o resgate e retorno de um importante artefato histórico do município de Ariquemes para o Museu Rondon, que está em funcionamento neste setor desde dezembro de 2007.
Trata-se de uma caldeira que foi utilizada na geração de energia elétrica na colônia indígena Rodolfo Miranda e no posto telegráfico de Ariquemes, que eram localizados no Bairro Marechal Rondon.
A caldeira, que estava abandonada em um pátio de um comércio no centro da cidade, foi resgatada pelo presidente da Fundação Municipal de Cultural, Esporte e Lazer (Fumcel), Nivaldo Edson Vieira, e pelo diretor do Museu, Washington Heleno.
O diretor do Museu explicou que a colônia foi criada por Marechal Rondon, no ano de 1914, para proteger os índios Arikem que estavam sendo explorados pelos seringalistas.
Washington mencionou ainda a importância do retorno desta peça para o Marechal Rondon, um importante instrumento de sua história.
Nivaldo Edson, presidente de Fumcel, agradeceu a todos que colaboraram no resgate do artefato, desde o motorista do caminhão que realizou o transporte até os que auxiliaram na locomoção.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!