O Centro de Controle de Zoonoses realiza, neste sábado, dia 20 de dezembro de 2008, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. Uma equipe composta por 100 pessoas, entre vacinadores, registradores, supervisores, motoristas e pessoal de apoio estarão à disposição no sábado das 08h00min as 17h00minh nos 20 postos de vacinação espalhados pelos bairros e no centro de Cacoal para facilitar o atendimento a população. Os cães e gatos com mais de quatro meses de idade devem ser vacinados durante a campanha de vacinação contra a raiva.
Meta
A meta do Centro de Zoonoses para 2008 será de vacinar 11 mil animais no município de Cacoal. Vacine seu animal de estimação em um posto mais próximo de sua residência, lembre-se que a raiva não tem cura.
A Lei 1.289 PMC/2001 estabelece que seja dever de todo cidadão, proprietário de animais domésticos manterem atualizada a vacinação anti-rábica (artigo 11). Estabelece ainda que todo proprietário de cão e gato seja obrigado a vaciná-los contra a raiva, observando o período de imunidade de acordo com a vacina utilizada (artigo 30).
Histórico
A raiva canina foi uns dos grandes problemas enfrentados nos anos de 2001 a 2003 chegando a atingir mais de 25 casos de raiva no município. Felizmente, devido o trabalho realizado pelo Centro de Zoonoses, os casos de raiva no município estão controlados, graças, também, a colaboração da população que tem contribuído muito. O último registro da doença aconteceu no ano de 2003, há cinco anos.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Leo Jose de Oliveira, a raiva é uma zoonose infecto-contagiosa, causada por vírus, que atingem mamíferos, inclusive o homem, causando distúrbio no sistema nervoso central com 100% de letalidade. A transmissão do vírus rábico ocorre através da saliva do animal doente depositada na pele ou mucosa por mordedura ou escoriações.
Sintomas
Os sintomas da doença são agressividade, baba dificuldades para engolir água e alimentos e o latido diferente. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente. Quem tiver a carteirinha da vacinação do animal, é importante que seja levada, mas quem não tiver, nos postos serão providenciadas.