Mais um ataque contra a natureza foi impedido pela Policia Militar na manhã de quarta-feira (26 )em Porto Velho, capital de Rondônia. Quatro homens foram presos e encaminhados a Delegacia Especializada em Crimes contra Meio Ambiente, onde foram autuados por desmatamento ilegal.
O grupo, que se diz evangélico da Assembléia de Deus ( Madureira) foi flagrado destruindo a mata ciliar na linha 8, atrás do presídio Urso Branco, numa área reservada a preservação de uma das nascentes do rio Belmont. Foram encaminhados para a delegacia o pastor Robson Gomes de Pádua, Sebastião Cardoso Marques, Cornélio de Araujo Silva e Gilmar da Costa Moura. De acordo com Robson, o terreno que mede 500 x 500 mts foi reservado por uma associação de produtores, não possuindo qualquer benfeitoria. Acontece que o local foi preservado justamente por abrigar uma nascente do rio e por isso se encontrava intocada.
No local foram demarcados pelos invasores lotes de 50 x 100 para atender as famílias, que não se enquadram no perfil Sem Terra. Todos alegam ter casa própria, carro e motos. Segundo um dos acusados, o mecânico Gilmar, eles só querem uma chácara de lazer para poder fazer um churrasco e estender uma rede no final de semana.
Ainda segundo os acusados, eles possuem o aval de autoridades que os mesmos não quiseram nominar. A Delegacia Especializada em Crimes contra Meio Ambiente vai realizar uma pericia no local para constatação do dano ambiental de acordo com o artigo 48 da lei federal nº9605/98.