Começa hoje festival de cinema e vídeo ambiental em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começa hoje, em Porto Velho (RO), a sexta edição do Festcine Amazônia (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental). Tendo como tema "Não - A natureza não pode sair de cena", a programação inclui debates, lançamento de livros, mostras competitivas e paralela. Ele acontece, simultaneamente, em espaços tradicionais e alternativos, como em comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, terreiro de candomblé e até no circo.
Durante cinco dias, Porto Velho se transforma na capital do cinema e vídeo ambiental da região norte. Nesta edição serão homenageados os atores Antônio Pitanga e Chico Diaz pela importância das obras para o cinema brasileiro e pela contribuição na luta em defesa do homem e do meio ambiente.
- O Festcine nasceu há seis anos. Como tudo que é pioneiro, o seu começo foi difícil, cheio de percalços e dúvidas. Mesmo assim foi dada a largada. Seis anos se passaram, mas a filosofia continua a mesma: conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente através do cinema. A receita parece simples e fácil, mas não é - afirma Jurandir Costa, idealizador e organizador do evento.
O Festcine Amazônia está em fase de amadurecimento e começa a dar frutos. Após a edição do ano passado, foi realizado o Festival Itinerante, que percorreu dezenas de municípios, localidades longínquas, desceu o rio Madeira, e cruzou fronteiras em direção ao Peru e Bolívia.
- Nós temos procurado superar todas as dificuldades para cumprir a missão de levar o cinema e conscientização ambiental às comunidades desta parte da imensa Amazônia - acrescenta Jurandir Costa.
Símbolo lúdico da defesa da floresta, o Mapinguari é o troféu cobiçado pelos competidores do Festcine Amazônia. O mapinguari é um animal lendário dos povos da Amazônia. É uma mistura de homem com um grande macaco que habita a floresta. Com pêlos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga. Existem histórias aterrorizadoras do monstro da floresta
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!