A aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede, do município de Ariquemes, Andressa Silva Michelucci, 16 anos, está entre os 35 estudantes brasileiros selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2009”. Esta é a sétima edição do programa que no próximo ano levará os jovens alunos aos Estados Unidos por duas semanas, de 9 a 24 de janeiro de 2009.
O anúncio foi feito nessa quarta-feira (23) pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, na sede da Microsoft Brasil, empresa que inicia parceria com a embaixada para este projeto, em São Paulo.
Mais de três mil estudantes do ensino médio de todos os Estados brasileiros participaram do processo de seleção que envolveu 54 instituições parceiras da embaixada dos EUA espalhadas por todo o território nacional. Este ano, pela primeira vez, o programa terá ao menos um representante de cada um dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Os jovens passarão uma semana na Capital, Washington, participando de reuniões com autoridades americanas, visitando monumentos históricos, museus e outras instituições. Na semana seguinte os estudantes irão para um estado norte-americano onde vão conviver com uma família americana, que os hospeda voluntariamente. Eles também irão freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.
A secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla, parabenizou Andressa Silva Michelucci, do ensino médio da rede estadual, destacando que ela foi mais um estudante a mostrar a evolução do ensino em Rondônia, uma vez que entre os critérios de avaliação da embaixada está o de ter excelente desempenho escolar, além de ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer ao ensino médio na rede pública e à camada sócio-econômica menos favorecida, bem como, ter iniciativa e boa desenvoltura oral, possuir perfil de liderança, ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações ou culturas diferentes, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, está ativamente engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado por pelo menos um ano, entre outros.
O programa Jovens Embaixadores, que tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) do Brasil e várias empresas americanas, foi criado em 2002 como uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã e pertençam às camadas socioeconômicas menos favorecidas. O objetivo é que os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, ampliem seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciem um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade. Pelo menos 142 jovens brasileiros já foram beneficiados por esta iniciativa desde 2003.