Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acre- ‘Monstro do Seringal’ é condenado a 50 anos

O júri popular do Fórum da Comarca do Município de Xapuri condenou ontem Jorge Santos da Cunha, o Jorge do Co, a 50 anos de prisão por duplo homicídio.

Contrariando todos as previsões de que seria um julgamento longo, a última reunião do Tribunal do Júri em 2008 durou 1 hora e 55 minutos.

Em junho deste ano, Jorge do Co assassinou em Xapuri seu sogro e seu enteado a tiros e a golpes de facão.
Para Rozineide Marques da Silva, filha de Francisco Pereira, morto a tiros, e tia de Ânderson da Silva, morto a golpes de facão, a Justiça finalmente foi feita.

O promotor de justiça Mariano George de Souza Melo ressaltou que a sentença dada a Jorge do Co foi aplicada dentro da previsão do Ministério Público.

Segundo o promotor, foi um julgamento tranqüilo, a sociedade se comportou de forma democrática, prestigiou a sessão do júri e o réu foi condenado à forma da acusação.

“De modo que a sociedade de Xapuri está de parabéns por ter, mais uma vez, aplicado a Justiça Penal a esse caso que foi posto para julgamento”, concluiu o promotor.

O defensor público, Rodrigo Almeida Chaves, explicou que a Defensoria não tinha muitas teses para apresentar em defesa do Jorge do Co.

Segundo o defensor público, as teses possíveis para serem levantadas em plenário, levantadas para defesa, mas a acusação demonstrou para o jurado que o crime ocorreu na forma narrada na denúncia e, como o tribunal é soberano, entendeu por bem aceitar as teses defendidas pelo Ministério Público, “diante dos nossos debates e da instrução processual que aqui se deu”, concluiu o defensor.

A sentença de Jorge do Co foi anunciada a 1h40 pelo juiz Anastácio Lima de Menezes Filho. Ele enfatizou que o processo foi tramitado com rapidez.

“Do lado do Poder Judiciário, nós cumprimos a nossa missão, tendo em vista que esse processo realmente teve uma tramitação muito rápida. O crime aconteceu em junho e agora, em setembro, nós estamos fazendo o seu julgamento. A sociedade xapuriense entendeu que seria o caso de condenar o réu e assim foi feito, aplicou-se a Justiça Penal no caso concreto, e o Poder Judiciário está de parabéns por isso”, concluiu o juiz.

O julgamento de Jorge do Co recebeu forte esquema de segurança e centenas de pessoas de dentro e de fora da sala de sessões aguardavam ansiosas pelo anúncio da sentença. Como a condenação do até então acusado era esperada pela grande maioria, após o aníncio da sentença, não houve euforia nem por parte dos familiares e nem por parte de outras pessoas que também queriam a condenação de Jorge do Co.

Depois do julgamento, ele foi levado novamente para o presídio estadual Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco. (I.N.)

Fonte: Jornal a tribuna

Amazonas - Sobe para 36 o número de cidades do Amazonas que terão tropas

Mais da metade dos municípios do Amazonas receberão forças federais nas eleições do próximo domingo (5). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última segunda-feira o envio de tropas para Guajará (a 1.476 quilômetros a sudoeste de Manaus), Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus) e Novo Aripuanã (a 227 quilômetros ao sul de Manaus), aumentando de 33 para 36 o número de cidades do Estado que terão reforço na segurança.

O Amazonas é o terceiro estado do País em número de municípios que receberão forças federais nestas eleições. O primeiro é o Pará, com 107 cidades, e terceiro é o Rio Grande do Norte, com 94. Em todo o País, 281 municípios terão a segurança reforçada pelos militares.

Já chegaram ao TSE pedidos dos TREs de 16 estados sem contar o Rio de Janeiro, que enfrenta situação específica. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Os julgamentos dos pedidos de força federal serão concluídos pelo TSE até o dia 3 de outubro, dois antes das eleições.

Exército, Polícia Federal (PF) e Polícia Militar (PM) atuarão em conjunto para garantir a segurança nas eleições. A PM está designada para atuar em 27 municípios do Estado onde o Exército não poderá operar.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Ari Moutinho (TRE-AM), as cidades onde há maior instabilidade durante as eleições são Boca do Acre, Novo Aripuanã, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Fonte Boa. “A requisição das tropas é para garantir a tranqüilidade do pleito, imparcialidade de todos, evitar o abuso do poder econômico e o crime boca de urna pelos candidatos”, disse Moutinho.

Histórico

Os pedidos de envio de tropas federais são baseados em histórico de violência e baderna em eleições passadas, como vandalismo em cartórios eleitorais e ameaças de morte a juízes, promotores e candidatos locais. A requisição é feita pelo juiz eleitoral do município ao TRE, que a encaminha ao TSE para exame.

Nas eleições municipais de 2004, o TSE aprovou o envio de tropas federais para auxiliar na preservação da segurança pública em 306 municípios de dez estados (Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Amapá e Tocantins).

Fonte: Portal amazônia

Roraima - TRE de Roraima proíbe aparelhos eletrônicos em locais de votação

 O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) aprovou resolução que proíbe a utilização de qualquer equipamento eletrônico que possua sistema fotográfico ou de filmagem, como aparelhos de telefone celular e máquinas fotográficas, no período das 8h às 17h, no dia da eleição, dentro das seções de votação.

Segundo o presidente do TRE, Almiro Padilha, a medida tem o objetivo de garantir a lisura do pleito para que não haja dúvida em relação à liberdade de escolha do eleitor e a inviolabilidade do voto.

- Não há nada concreto, mas recebemos a notícia que estão pedindo ao eleitor que fotografe a urna para verificar em quem ele votou para que depois possa ser feito o pagamento. Por isso, estamos tomando essa medida preventiva para que o eleitor não seja coagido por determinado candidato -, salientou.

Segundo Padilha, ao entrar na seção, o eleitor deve deixar com o mesário qualquer equipamento eletrônico que possa tirar foto ou filmar. “Nossa intenção é preservar a vontade do cidadão. Essa medida é em benefício do eleitor para que ele possa escolher seu representante com tranqüilidade sem que ninguém saiba em quem ele votou”, disse.

Segundo o presidente do TRE-RR, de acordo com o artigo 347, do Código Eleitoral, caso o eleitor não cumpra a determinação, poderá sofrer pena de três meses a um ano de detenção.

Fonte: G1

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS