Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acre - Imposto Territorial Rural do Acre deve ser pago até 30 de setembro

A declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) deve ser entregue até a próxima terça-feira, 30. O envio do documento é obrigatório para produtores rurais do Acre, que têm imóveis com área igual ou superior a mil hectares no Pantanal mato-grossense e sul-matogrossense, na Amazônia Ocidental, ou ainda de 500 ha para aqueles localizados no Polígono das Secas e Amazônia Oriental.

Para os demais municípios a obrigatoriedade é para os produtores com terras em áreas de 200 hectares. De acordo com a Receita Federal as pessoas que não declararem até o prazo estabelecido deverão pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite de R$ 50. No ano passado foram entregues no Acre 17.663 declarações.

Em 2008 dados preliminares indicam que quase quatro mil produtores prestaram contas à Receita Federal. Os produtores que não estiverem em dia com a Receita Federal perderão o direito de emitir a Certidão de Débitos pela Secretaria da Receita Federal, além de ser impedido de transferir o imóvel e não poder obter financiamentos ou créditos em instituições financeiras oficiais.

Os isentos do pagamento do imposto e, independente, da extensão da área do imóvel rural devem apresentar a declaração. Mais informações podem ser obtidas através do
site da Receita.

Fonte: Fonte: Governo do Acre - JK  

Amazônia - Arcebispo de Manaus denuncia tráfico de mulheres na Amazônia

O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, disse que a Amazônia tornou-se uma das maiores rotas do tráfico de mulheres. A afirmação aconteceu no final da oitava Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Macau, na China. De acordo com o jornal Diário do Amazonas, as informação são do jornal ‘Correio da Manhã’ e da Agência Ecclesia, ambos de Portugal.

- As redes vão buscá-las nas aldeias mais pobres do Interior com promessas de emprego em Portugal e quando elas se apercebem estão presas numa teia de onde já não podem fugir -, declarou o arcebispo em seu discurso.

Dom Luiz é vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e participou do evento com mais 12 bispos da comunidade Lusa: Angola, Luanda, São Tomé, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Maputo, Portugal e Timor-Leste. O encontro constituiu um espaço de partilha sobre a realidade das Igrejas de cada país, na presente situação sócio-económica e política.

Cidades grandes

Os bispos concluíram que a afluência de pessoas às grandes cidades faz aumentar a pobreza e o desrespeito pelos direitos humanos, favorece a corrupção e a economia informal, dificulta a organização das comunidades cristãs e é terreno fértil para novos grupos religiosos, que usam a prosperidade como teologia e seduzem a população, ansiosa por bem-estar e com cultura religiosa debilitada.

As igrejas e os seus pastores, segundo o encontro, continuam a seguir “com dolorosa atenção o drama demasiado freqüente do tráfico de pessoas, sobretudo crianças e mulheres, promovido por influentes grupos internacionais”. E reconhecem o trabalho realizado por várias instituições, seja na denúncia, seja na resposta preventiva, seja, ainda, no acolhimento das vítimas.

Fonte: Diário do Amazonas - NR  

Roraima - Juiz proíbe venda de bebida alcoólica a partir de 6ª feira

Os bares e restaurantes dos municípios de Iracema, Caracaraí e Mucajaí deverão deixar de vender bebida alcoólica mais cedo nessa eleição. É que o juiz da 2ª Zona Eleitoral do Estado, Marcelo Mazur, determinou que a proibição nessa região começará a partir da zero hora dessa sexta-feira, dia 03 de outubro.

Ele afirma ainda que o consumo de bebidas em bares e restaurantes durante a noite causa a aglomeração de pessoas e, pode influenciar indiretamente na compra de votos às vésperas da eleição.

Fonte: Folhabv.com

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS