Rondônia participará de importantes debates a partir desta terça até quinta-feira (2 a 4), com vistas à melhoria da educação no Brasil, Argentina e Chile, durante o Seminário Internacional de Educação sobre o Ensino médio, que acontecerá em Buenos Aires (Argentina) .
A secretária estadual de Educação, Marli Cahulla, e a coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire, participarão do evento, que será aberto pelos representantes do Unicef nos três países, Gladys Acosta Vargas (Argentina), Marie Pierre Poirier (Brasil) e Egidio Crotti (Chile). Até quinta-feira a Seduc estará sob o comando do secretário-adjunto, Pascoal de Aguiar.
Conforme a programação, o primeiro tema em pauta será “Ensino Médio – Prioridade das Políticas Educativas, com os ministros da Educação Fernando Haddad (Brasil) e Juan Carlos Tedesco (Argentina). Em seguida, será exibida entrevista com adolescentes brasileiros, argentinos e chilenos sob o título “Voz dos Adolescentes: Demandas e expectativas em relação ao ensino médio e discutidos os “Conteúdos e metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem”, com Elena Martin, da Organização dos Estados Ibero-americanos (Espanha).
O seminário ainda será constituído por uma série de oficinas, como “Inclusão educativa, rede de jovens e formação para o trabalho (Unicef Argentina - FOC), Meios de Comunicação e Escola de Ensino Médio (Ministério de Educação da Argentina)”, A aprendizagem e o ensino cooperativo – Docentes e adolescentes em escolas de Ensino Médio (Unicef Argentina – Associação Civil Educação para Todos, Ministérios das Províncias), Educação para o trabalho (Unicef Argentina), A política de educação inclusiva (Ministério de Educação da Argentina), Consórcio Social da Juventude: uma experiência de inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho (ONG Avante - Salvador/BA), Estratégias de arte-educação para a inclusão escolar (Projeto Axé - Salvador/BA), Projeto Jovens Urbanos (ONG Cenpec - São Paulo/SP), Regulamentos de convivência escolar; a construção do direito dentro da escola (Unicef Chile - Ministério de Educação Chile) e O problema da seleção de alunos no Ensino Médio (Unicef Chile).
Outros assuntos que serão destacados serão: Gestão e avaliação para a melhoria da qualidade da educação, Estratégias de inclusão com qualidade, Educação e Trabalho, Novas Cidadanias e Escola, Os Limites do Financiamento e o Direito à Qualidade. O encerramento se dará com uma plenária coordenada por especialistas do Unicef também dos três países.
Todas as despesas de deslocamento e hospedagem da secretária Marli Cahulla e da coordenadora pedagógica, Irany Freire Bento, correrão por conta da UNICEF.