Setor Industrial está em plena expansão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Secretário Municipal de Industria e Comércio de Cacoal, Moisés Fernandes, informou ontem que o município de Cacoal vem recebendo a adesão de várias empresas de pequeno e de médio porte, que estão construindo suas plantas no Parque Industrial. No momento, seis dessas novas empresas que estão ampliando suas bases são as seguintes: Lindoflex (empresa que fabrica colchões e estofados), Alimentos Amazon (processamento de alimentos); Mini Laticínio; Nicoceli (Fábrica para Tratores), Sampa Couros (empresa que vai atuar no pré-curtimento de couro) e o frigorífico Frigoserv. Ao todo, segundo o secretário, essas empresas vão gerar em torno de 500 empregos diretos e mais 2.500 empregos indiretos. Além dessas empresas, instaladas diretamente no parque industrial, Cacoal conta ainda com uma empresa de compostagem e outras empresas que vêm se estabelecendo fora do parque.
"Esses investimentos são importantes como fonte geradora de emprego, além de fortalecer a economia do Município. Ao contrário das grandes empresas, que quase sempre repassam os seus lucros para as suas sedes geralmente nas regiões Sul e Sudeste do país, as micro e pequenas empresas não apenas geram empregos, como também reinvestem os lucros de suas atividades no próprio município", diz o secretário.
Já a prefeita Sueli Aragão observou que o Município de Cacoal criou as condições necessárias para atrair investidores e se não tivemos um número maior de grandes indústrias é por conta de estarmos afastados dos grandes centros consumidores. Na avaliação da prefeita, empresas de grande porte procuram se estabelecer mais próximos das grandes metrópoles e algumas até preferem regiões próximas a portos ou estradas de ferro como forma de agilizar o transporte. "Cacoal, apesar de ser uma cidade de pequeno porte se comparada às grandes cidades do país, até que estamos bem servidos. Temos indústrias de alimento, empresas de tijolos e cerâmicas que exportam para vários estados do Brasil, laticínios, frigoríficos, etc. Na verdade estamos no caminho certo, preparando o caminho para o futuro", enfatizou a prefeita.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!