Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acre- Homem é executado em acerto de contas
Um crime típico de acerto de contas entre pessoas envolvidas com o submundo do crime foi registrado na madrugada de ontem na esquina da rua Projetada com travessa Aroeira, no Loteamento Portal da Amazônia II, no bairro Novo Calafate.
No local três homens deixaram moradores em pânico, já que chegaram a invadir duas residências para poder matar Ricardo Carvalho Pereira (26), que estaria envolvido com o tráfico de tóxicos na região. Ele levou pelo menos dois tiros na cabeça, teve parte do crânio partido com um golpe de terçado e sofreu dezenas de cortes pelo corpo.
Policiais militares que estiveram no local para atender a ocorrência ficaram impressionados com o silêncio de moradores que optaram por não falar a respeito. O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal e sepultado no final da tarde. A viúva que diz conhecer os autores do crime vai depor na segunda-feira na 4ª Regional(Tucumã).
Terror
Tudo começou por volta de 1h30min de ontem quando o diarista Antônio da Silva Gama acordou quando alguém arrombava a porta de sua casa. Era Ricardo Carvalho de Almeida, que todo sujo de sangue era perseguido por três homens encapuzados.
Ele tentava obter ajuda e chegou a tentar se esconder debaixo de uma cama de onde foi arrastado para o meio da rua. Antes ele teria invadido outras duas residências. Moradores afirmam que ouviram gritos de desespero e em seguida dois tiros. Quando a polícia chegou Ricardo já estava morto no meio da rua.
A polícia informou que o morto era envolvido com negócios ilícitos e há algum tempo vinha sendo ameaçado de morte por integrantes um grupo rival que comanda o tráfico na parte alta do bairro Calafate. Ele inclusive já teria tentado contra a vida de uma das pessoas que estavam o ameaçando.
No Instituto Médico Legal para onde o cadáver foi levado, legistas de plantão constataram que Ricardo Carvalho teve parte do crânio partido por um golpe de terçado e levou dois tiros de revólver na cabeça. Os assassinos ainda fizeram vários cortes no tórax e outras partes do corpo da vítima.
O crime deverá ser apurado na 4ª Regional(Tucumã) sob a responsabilidade do delegado Fernando Augusto Pimenta. A viúva que vem tendo proteção policial mantida em local incerto, diz conhecer os autores do delito e que irá os denunciar quando de seu depoimento.
Fonte: Jornal a tribuna
Amazonas- Estradas federais e estaduais no AM não têm postos médicos
As estradas federais e estaduais do Amazonas não possuem postos médicos para atendimento de emergência em caso de acidentes de trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Amazonas (PRF/AM), os policiais são preparados para fazer um atendimento pré-hospitalar, até que chegue o reforço do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O problema é que o socorro precisa ser enviado de Manaus ou do município mais próximo ao quilômetro onde o acidente ocorreu. De acordo com a coordenadora do Samu, a médica Moísa Bonfim, a demora no atendimento pode causar a morte do acidentado, dependendo do tipo e da gravidade dos ferimentos.
“O ideal é que nos acidentes mais graves o atendimento seja feito o mais rápido possível”, disse. Segundo a médica, as conseqüências também podem ser irreversíveis, dependendo do tipo de lesão interna ou ferimento.
Em caso de fraturas no crânio, de acordo com ela, é necessário que o socorro seja feito o quanto antes. “Se forem apenas escoriações leves, nenhuma conseqüência grave irá acontecer. Cada caso é isolado”, afirmou.
Rodovias
No Amazonas, são três rodovias federais em funcionamento: BR-174 (Manaus-Boa Vista), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-230 (Transamazônica) e duas estaduais: AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e AM-070 (Manaus-Manacapuru). O Samu atende ocorrências de acidentes somente até o quilômetro 97 da BR-174 e até o quilômetro 64 da AM-010, segundo informou a coordenadora.
Por causa da necessidade de melhorar o atendimento nas estradas, de acordo com Moísa Bonfim, um convênio está em fase de estudo, entre PRF, Ministério da Saúde e Prefeitura de Manaus, para a implantação de um posto avançado do Samu no quilômetro 43 da BR-174. Esse convênio, segundo a coordenadora, já foi assinado em vários municípios do Brasil e deverá ser assinado em Manaus.
Atendimentos
Segundo o chefe de policiamento substituto do 3º Distrito da PRF/AM, Pedro Alves, existem dois postos policiais nos quilômetros 43 e 126 da BR-174, que liga Manaus ao município de Presidente Figueiredo e ao Estado de Roraima. Na BR-319, segundo ele, a PRF tem dois postos, um no quilômetro 13 e outro ao lado do porto do Ceasa, na zona Sul de Manaus. Os atendimentos, de acordo com Alves, geralmente ocorrem a partir dos avisos da população.
“As pessoas têm consciência e colaboram ligando para os nossos postos quando acontecem os acidentes. A demora no deslocamento depende do tipo de acidente e da proximidade”, disse.
Fonte: Diário do Amazonas
Roraima- STF decide sobre reserva Raposa Serra do Sol nesta quarta
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta quarta-feira (27) mais um tema polêmico: a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança estão no local para evitar conflitos na região.
Os índios são contra a presença de produtores de arroz no local e a disputa gerou até conflitos com tiros. A Polícia Federal chegou a realizar uma operação para retirada de não-índios do local, mas o Supremo cancelou a ação.
A ação que será julgada pelo Supremo, contrária aos indígenas, pede a anulação da demarcação da reserva. Um parecer da Procuradoria-Geral da República considerou regular a demarcação.
Fonte: G1
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!