A distribuição de Recursos para a rede estadual de Educação Profissional foi discutida por representantes de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, além do Ministério da Educação (MEC), durante o Encontro do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional, realizado na última semana, em Rio Branco (AC). De Rondônia participou o professor José Carlos Paim que, juntamente com os demais participantes, tratou dos critérios para o Edital dos Recursos Federais para a Educação Profissional das Redes Estaduais de Ensino/2008.
A programação incluiu abordagens sobre a Promoção da Integração e o debate, junto ao Ministério do Trabalho e Renda, referente à Certificação Profissional; sustentação ao debate sobre a criação do Fundep estadual e federal; e subsídios aos Estados na organização das audiências públicas do Fundep.
O Fórum é uma organização voltada para a promoção e a integração dos gestores estaduais dessa área de ensino, criado em novembro de 2005, composto por representantes da Educação Profissional das Secretarias Estaduais de Educação e de Ciência ou Tecnologia de todo país. Ele é responsável pela representação dos interesses da sociedade em geral, no sentido de propor uma política nacional para essa modalidade educacional e buscar condições adequadas para o seu desenvolvimento.
Carlos Paim revelou que o MEC, através do diretor geral de Políticas, Irineu Colombo, anunciou recursos da ordem de R$ 600 milhões para os próximos quatro anos, a serem divididos entre os Estados e mais R$ 200 milhões para os municípios. Segundo Paim, esta sinalização é fruto de vários debates do Fórum junto ao MEC, por meio de Conferencias Estaduais e Nacionais, reunião com o ministro Fernando Haddad, além de audiências com a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e a Comissão de Educação do Congresso Nacional. Ele ressaltou ainda que Rondônia, com o apoio do secretário Edinaldo Lustoza, sempre esteve presente, debatendo e buscando soluções para garantir a profissionalização gratuita. “O Fórum tem avançado junto ao MEC. Tem sido ouvido e convocado para os planejamentos das ações do MEC e participado ativamente das últimas Temáticas Nacionais sobre Educação Profissional, discutindo, propondo e colaborando para que as mesmas atendam aos anseios da comunidade estadual¨, afirmou Paim.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Recursos no TSE ameaçam mandato de 30 congressistas
*
Motoqueira é detida por desobedecer ordem de parada da polícia e fugir em alta velocidade