Fiscais da Delegacia Regional do Trabalho em Rondônia embargaram ontem o canteiro de obras do edifício localizado na esquina das ruas José de Alencar e Benjamin Constant, de propriedade da Embrascon, região central de Porto Velho. O motivo do embargo foi a morte do eletricista Odílio Francisco de Souza, que despencou do 20º andar na última segunda-feira (16.07).
Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Rondônia, Acácio Amaral, a vítima estava sem equipamentos obrigatórios como luvas especiais, óculos, botas antiderrapantes e ainda cabo guia e cinto de segurança. “Quando acontece sinistros graves como esse é um procedimento comum o embargo da obra até que alguns pontos sejam esclarecidos”, disse Acácio.
De acordo com o sindicalista, a Embrascon deverá assinar junto ao Ministério Público do Trabalho um Termo de Ajustamento de Conduta e ainda pagar uma multa pelo óbito. “A família da vítima ainda terá direito a uma indenização que deverá ser calculada sobre a perspectiva do funcionário, seguro do trabalhista. Que a morte desse trabalhador sirva de alerta para outras construtoras que apostam na impunidade”, denunciou.